Para ter um relacionamento saudável e feliz, é necessário experimentar todos os tipos de intimidade que surgem no casal, classificados em nove, de acordo com os especialistas.
Infelizmente, estamos pouco informadas sobre o assunto, então nos contentamos com um ou até menos, porque acreditamos que apenas o sexo é a única maneira de nos conectarmos em um nível profundo e levar o vínculo do amor além, afirma ‘A mente é maravilhosa’.
Quais são os 9 tipos?
- A intimidade emocional: é fundamental em um relacionamento romântico e baseia-se na empatia, no reconhecimento mútuo, na validação das emoções e no carinho que se sente pelo outro.
- A intimidade sexual: não poderíamos ser um casal se não sentíssemos desejo ou paixão, isso seria apenas amizade. É satisfazer necessidades e dar vazão às fantasias. Requer uma comunicação sincera e uma cumplicidade mágica.
- A intimidade intelectual: é intensa e gratificante. Baseia-se em uma conexão onde possamos conversar de forma estimulante, trocar ideias, compartilhar pensamentos, reflexões, perspectivas teóricas e filosóficas.
- A intimidade estética: especialistas afirmam que é quando nos envolvemos na beleza contida em toda manifestação artística, pois podemos compartilhar a felicidade. Outros acreditam que se trata de se sentir atraído fisicamente pelo outro e vice-versa.
- Intimidade recreativa: passar um bom tempo, desfrutar dos passatempos, rir juntos. Momentos que nos marcam e afastam o estresse.
- Intimidade existencial: “quais perspectivas, objetivos de longo prazo e propósitos você tem? Estão em harmonia com os da sua parceira? Compartilham as mesmas perspectivas profissionais ou pessoais?”, afirma a mesma fonte.
- Intimidade em momentos de crise: poder contar com alguém para lidar com os problemas é uma das maiores bênçãos. Não queremos que resolvam esses desafios para nós, mas buscamos apoio, compreensão, um espaço seguro onde possamos falar, desabafar, entre outros.
- Intimidade comunicativa: poder falar sem ser julgado, manter conversas com fluidez para refletir sobre o que nos afeta no vínculo ou em nível pessoal, sustentar a cumplicidade e uma boa conexão emocional.
- A intimidade espiritual: pode estar relacionada com o religioso, mas também com compartilhar significados vitais, com as crenças da nossa existência, do além, do ser humano em sua relação com o mundo, entre outros.