Os roubos e fraudes estão cada vez mais comuns e cada vez mais vítimas perdem seus pertences por culpa de ladrões ou caem em armadilhas cibernéticas que acabam por despojá-los de seus dados pessoais e dinheiro.
ANÚNCIO
Embora os ataques cibernéticos estejam ganhando grande relevância na nova era tecnológica, a verdade é que nas ruas ainda surgem os "donos do alheio" e é necessário estar prevenido a todo momento.
Assim você poderia evitar um roubo na rua
Foi Juan Manuel García López, um guarda civil especialista em análise de Comunicação não verbal não consciente, quem deu algumas ferramentas para evitar ser prejudicado.
O homem se encarregou de explicar através de um vídeo nas redes sociais como evitar que os criminosos nos escolham como vítimas em potencial na rua.
"O que é que os criminosos veem em nós para nos tornarmos suas vítimas?" foi a pergunta que foi respondida, com base num estudo elaborado por Betty Grayson e Morris Stein, "muito inovador", uma vez que "não baseia a escolha na idade, sexo ou raça, mas sim na linguagem corporal".
"Este estudo mostrou várias imagens de pedestres de Nova York para diferentes criminosos. Eles tinham que escolher quem iriam assaltar. Todos esses criminosos escolheram exatamente as mesmas pessoas", mencionou.
De acordo com o especialista em segurança, essas pessoas "tinham um padrão de comportamento não verbal comum", então os ladrões "escolhiam pessoas que andavam mais devagar, mais hesitantes, com menos energia e com uma postura corporal menos expansiva".
ANÚNCIO
O estudo mencionado explica como as pessoas que não prestam atenção ao seu entorno são o alvo dos criminosos, que as veem como presas fáceis.
"E o que este estudo concorda com muitos outros é que os criminosos escolhem pessoas que não prestam atenção ao seu entorno", acrescentou.
É por isso que Juan Manuel oferece algumas ferramentas em relação à linguagem corporal para evitar que isso aconteça e reduzir o risco de nos tornarmos alvo de criminosos, por isso aconselha “levantar o queixo, estufar o peito, dar passos largos e olhar quem está ao seu redor. Pode te salvar de mais de um susto”.