Comportamento e Relacionamento

Não faça isso! 5 ações dos pais que prejudicam a autoestima de seus filhos

Essas ações podem afetar a autoestima dos seus filhos de forma significativa

Crianza
Criança As atitudes dos pais podem afetar muito as crianças (Freepik)

É comum que os pais se concentrem no que devem fazer para criar filhos saudáveis, mas muitas vezes negligenciam o que NÃO devem fazer, caindo em ações negativas que acabam sabotando sua autoestima. Sabe-se que as crianças são muito receptivas na hora de raciocinar e captar informações sensíveis, por isso é importante estar consciente das atitudes que se tem com elas.

ANÚNCIO

Como pais e cuidadores, é nosso dever contribuir significativamente para ajudar as crianças a desenvolver autoestima, tornando-as mais capazes de enfrentar a situação. Ter uma boa autoestima é uma parte importante para ter uma boa saúde mental.

Estas são algumas das ações que você deve evitar para não ferir sua autoestima

Crianza
Criança As atitudes dos pais podem afetar muito as crianças (Freepik)

Minimizar suas emoções

As crianças precisam saber que é saudável expressar e falar sobre suas emoções. Quando os pais dizem coisas como "não fique tão triste com isso" ou "não é grande coisa", estão enviando a mensagem de que os sentimentos não importam e é melhor reprimi-los. As grandes emoções são difíceis de processar para as crianças, então você deve garantir que está criando um espaço seguro para elas.

Esforce-se para expressar suas emoções (por exemplo, "Estou muito bravo com você agora..."), as razões/o gatilho ("porque eu joguei meus brinquedos") e a solução (... "então vou tirar um momento para me acalmar e depois conversaremos sobre como me sinto e o que me ajuda a superar isso").

Falar com eles com sarcasmo

Dizer coisas que você não quer dizer e insinuar o contrário do que está falando através do tom de voz é muito prejudicial para as crianças. O uso do sarcasmo causa grandes danos à sua autoestima, pois faz com que eles se sintam envergonhados. Desprezar uma criança através do sarcasmo cria um obstáculo para os pais que estão tentando se comunicar efetivamente com seus filhos.

Crianza
Criança As atitudes dos pais podem afetar muito as crianças (Freepik)

Exigir-lhes perfeição

É natural querer que seu filho estabeleça metas grandes e seja o melhor em tudo. Mas as coisas não funcionam assim. Estabelecer a barra muito alta pode causar problemas de autoestima e confiança no futuro. Desenvolva a força mental de seus filhos garantindo que as expectativas sejam realistas. E mesmo que eles não as cumpram, os contratempos que enfrentam ensinarão valiosas lições de vida e como ter sucesso da próxima vez.

Não deixar que errem

Como pais, é difícil ver os filhos superarem desafios que sabemos que podemos resolver facilmente. No entanto, resolver tudo para eles seria contraprodutivo, pois não poderemos estar sempre com eles em um mundo cheio de obstáculos.

ANÚNCIO

Crianza
Criança As atitudes dos pais podem afetar muito as crianças (Freepik)

O fracasso é uma grande parte do sucesso. Se as crianças nunca tiverem a oportunidade de aprender as lições que vêm com o fracasso, nunca desenvolverão a perseverança necessária para se levantarem após um revés e, portanto, quando enfrentarem um obstáculo, sentirão que não podem, que não são úteis ou que fracassaram.

Ser exageradamente permissivo

Deixar que seus filhos façam o que quiserem pode torná-los “felizes” no momento, mas pode ser prejudicial a longo prazo. As crianças precisam de limites claros que as ajudem a entender o que é certo e o que não é. Faça isso sendo firme, mas gentil. As crianças que têm mais problemas psicológicos costumam ter pais que não estabelecem limites para elas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias