Não é preciso ser um gênio para descobrir que encontrar um parceiro nos dias de hoje é muito complicado. Nas últimas décadas, ocorreram muitas mudanças importantes na sociedade e na cultura, muitas das quais foram exacerbadas pela pandemia. Os aplicativos de namoro, que às vezes parecem ‘facilitar’ as coisas, na verdade são um desastre. Alguns procuram um companheiro para a vida, alguns apenas buscam validação e acabam brincando, alguns estão lá para enganar as pessoas e outros estão simplesmente lá por curiosidade.
ANÚNCIO
O que antes acontecia sem tanto alvoroço, hoje parece ter se transformado em uma mercadoria, um trâmite a mais para evitar a solidão e buscar por urgência não é nada bom. Ao mesmo tempo, as pessoas não têm tempo e pensam que buscar seriamente um parceiro pode exigir tanto esforço quanto procurar trabalho.
Não é estranho que hoje em dia, plataformas como o TikTok estejam cheias de mulheres compartilhando suas experiências com encontros fracassados, relacionamentos intermitentes, falando sobre a falta de responsabilidade afetiva, o apego evitativo e mais recentemente, o fato de “nunca ter tido um namorado”.
“Tenho x anos e nunca tive um namorado”, a tendência
Recentemente, Jessica Cárdenas, uma jovem originária de Jalisco, no México, tornou-se viral depois de contar no TikTok que, aos 28 anos, nunca teve um namorado.
“Sem dúvida, o meu TikTok é mais pessoal. Tenho 28 anos e nunca tive um namorado (...) Quantas vezes não passou pela minha cabeça: ‘eu acabei ficando sozinha, talvez seja porque fiz algo errado, talvez eu não seja bonita o suficiente, talvez eu não seja simpática o suficiente’, ‘talvez eu deva aceitar outro encontro mesmo que não tenha gostado, porque talvez com o tempo eu possa começar a gostar dele’, ‘talvez eu tenha algo de errado e afaste os homens’... A resposta é NÃO, não, não e não”, diz no seu vídeo.
Jessica contou que teve dúvidas sobre compartilhar essa experiência nas redes sociais. No entanto, ela afirma que o fez porque sabe que muitas mulheres estão em uma situação semelhante e é bom se sentir acompanhada. “É um assunto complicado e que às vezes pode custar muitas lágrimas, mas o processo de cada pessoa é diferente.”
Jessica assinalou que conseguiu estar em paz com o fato de nunca ter tido um namorado e disse que está tranquila com suas decisões. "Tenho trabalhado muito internamente nisso e a verdade é que estou muito tranquila. Se algo assim aconteceu com você, não se preocupe, não perca a esperança".
ANÚNCIO
As mulheres aproveitaram a seção de comentários para expressar seus sentimentos e compartilhar suas histórias pessoais, mostrando que, de fato, hoje em dia parece ser algo comum não ter um parceiro ou sentir-se ‘fora do lugar’ por não ter tido um relacionamento romântico ‘em certa idade’.
“Já tenho 35 anos e também estou solteira, sinto que é porque não gosto de conflitos, não gosto de ter que lutar, porque na realidade os relacionamentos”; “30 anos e nunca tive um namorado”; “Tenho 27 anos e nunca tive um namorado, tive pretendentes e a oportunidade de ter um, mas não sinto nada por eles e prefiro estar sozinha”; “24 anos, 0 namorados, 0 encontros, 0 beijos, 0 pretendentes e parece que vai continuar assim por um bom tempo. Ninguém nunca mostrou interesse em mim”; “Tenho 31 anos e nunca tive um namorado, honestamente nunca senti dor ou tristeza por isso, me recuso a me conformar com o mínimo para evitar a solidão a longo prazo”; “Tenho 30 anos e também nunca tive um namorado 🙋🏻♀️ amo minha solteirice, me acostumei tanto comigo mesma que me sinto muito bem assim!”
Como Jessica, outras mulheres compartilharam vídeos nos quais revelam que nunca tiveram namorado e como isso mudou sua perspectiva das coisas ou afetou seu dia a dia. “Sou uma garota que nunca teve namorado, é claro que quando alguém mostra interesse em mim agora vou duvidar disso porque não vou acreditar que ele gosta de mim”; “Nunca tive namorado e é claro que quando vejo minhas amigas se comprometendo, se casando ou tendo filhos, me pergunto se isso vai acontecer comigo algum dia”, apontam mais usuárias do TikTok em seus próprios vídeos.