O TikTok está inundado com seus vídeos. Tanto daqueles que as criticam, como daqueles que têm presença nessa rede social. As Sephora Kids são meninas de 10 a 13 anos que vão às lojas Sephora (famosa multimarcas de beleza) e esgotam referências que viram nas redes sociais. Supostamente, elas também usam mal as amostras e tratam mal os clientes e vendedores das mesmas.
ANÚNCIO
Na verdade, há um vídeo da usuária do TikTok, Vicky 87, entre muitos outros, que mostra como eles deixam as amostras (redundante, mas resumindo: terrível). Produtos quebrados ou derramados. Também meninas tratando mal os adultos. E, claro, também críticas às mães que fazem suas filhas começarem a fazer GRVM (Get Ready With Me), que é se maquiar na tela enquanto contam uma história, prática comum no TikTok.
Muitos criticam não apenas isso, mas também a falta de educação das meninas ao lidar com as pessoas e ao usar produtos que supostamente não precisam por sua idade.
Uma trabalhadora da Sephora, Pao Ramos, afirma nas redes sociais que tudo isso é verdade. Mas que as meninas vêm brincar com as amostras. “Uma menina de 12 anos no máximo precisa de um creme e um bálsamo”, afirmou, mostrando os produtos que custam menos de US$ 40.
Outra vendedora afirma que há coisas que não são para elas, mas que mesmo assim dizem aos pais e eles não escutam. "Eu digo que não precisa de retinol. São meninas de 12 anos que passam o tempo todo vendo recomendações de produtos", expressa.
Há vários vídeos falando delas e criticando o fato de que a exposição contínua nas redes sociais sem nenhum filtro e que se submetem a padrões impossíveis.
Até mesmo a apresentadora colombiana Mónica Rodríguez, ao ver Paula, uma menina TikToker de 12 anos de seu país, falando com tanta propriedade sobre maquiagem e cuidados com a pele, se manifestou.
ANÚNCIO
"Não está vindo uma geração de mulheres com pele perfeita. Está vindo uma geração de meninas e mulheres escravas da beleza, dos rituais com marcas caras e desnecessárias. É bom cuidar de si mesma, mas essa escravidão que vemos neste vídeo, por exemplo, é um vício perigoso", expressou.
Paula tem uma conta gerenciada por sua mãe e tem mais de um milhão de seguidores. Ela mesma falou sobre a Sephora Kids condenando seu comportamento, mas o TikTok censurou seu vídeo.
Sephora Kids: há também aqueles que as defendem
A dermatologista Daniela Pascali afirma que todas as peles precisam de hidratação em qualquer idade, e por isso usar ácido hialurônico não é tão ruim. E que não se deve julgar as pessoas por terem hábitos de cuidados com a pele.
Por outro lado, a influenciadora Natalia Arrigui afirma que o desprezo em relação às novas gerações impede de compreender o interesse delas pelo skincare. Ela criticou a falta de educação das meninas, mas afirma que um ótimo plano mãe e filha é ir a uma loja de beleza.
É bom educar sobre o autocuidado desde cedo de forma responsável, insistiu a influenciadora. E por isso seus pais deveriam estar presentes.