Nos últimos tempos, ter plantas como parte da decoração da casa está cada vez mais na moda. Isto porque, além de embelezar os espaços interiores e dar um toque verde natural, elas também são capazes de melhorar a qualidade do ar e renovar o oxigênio.
ANÚNCIO
Entretanto, o que muita gente não sabe é que, existem algumas espécies com propriedades medicinais que podem ser utilizadas tanto para decorar a casa quanto para melhorar a saúde.
Sendo assim, que tal conhecer algumas delas agora mesmo para começar a cultivar? Confira 6 a seguir, de acordo com o portal Nueva Mujer (em espanhol):
1. Camomila
A planta da camomila é utilizada em infusão e em diversos tratamentos. Ela se destaca pelas flores pequenas e, geralmente, é encontrada em duas variedades: camomila alemã e camomila romana.
Outro de seus benefícios é que tem a propriedade de proteger o trato digestivo e ajudar a melhorar desconfortos intestinais. Também é usada topicamente para tratar feridas e problemas respiratórios.
2. Valeriana
A valeriana é uma planta com efeitos sedativos e relaxantes, além de ser muito marcante para decoração e ocupar pouco espaço.
3. Hortelã
As folhas da planta da hortelã são utilizadas para fazer infusões. Esta bebida possui propriedades saciantes, hepatoprotetoras, diuréticas, relaxantes, entre outros benefícios.
ANÚNCIO
4. Lavanda
A lavanda é uma das plantas que ajuda a reduzir os sintomas de estresse e ansiedade. Seus óleos naturais, assim como as apresentações fitoterápicas, auxiliam no tratamento de transtornos de ansiedade sem causar dependência ou efeitos colaterais significativos.
5. Alecrim
O alecrim contribui para o bom funcionamento digestivo (reduz a acidez e os gases) e possui propriedades adstringentes, além de antibióticas. Também ajuda a melhorar a função hepática e diminuir o colesterol.
6. Erva-de-são-joão
A erva-de-são-joão é uma planta com efeitos calmantes, pois possui funções antidepressivas e ansiolíticas. Além disso, vários estudos científicos revelaram que esta planta tem efeitos antibacterianos e anti-inflamatórios.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.