Ao longo da história e em diversas culturas, as velas se tornaram um símbolo poderoso da magia e da espiritualidade. A energia que emana sua luz nos permite conectar com o divino e nosso mundo interior. Sua história remonta a tempos antigos, pois são utilizadas como elemento central em rituais de diversas culturas e tradições.
ANÚNCIO
Com eles, invocam-se forças espirituais, para conectar com os deuses, pedir proteção, orientação, amor ou marcar momentos especiais.
O que as velas representam na espiritualidade
De acordo com o portal Terra, a luz das velas tem representado a luz divina que ilumina a escuridão e guia o caminho.
- A luz que ilumina o caminho: A chama da vela simboliza a luz interior que cada um carrega consigo. Ao acender uma vela em um ritual, busca-se iluminar e explorar nosso eu interno, nossas metas e desejos, e encontrar clareza em momentos de confusão.
- Energia e transformação: Acredita-se que a energia da vela tem o poder de transformar as energias ao seu redor. Ao acender uma vela, libera-se energia positiva que pode influenciar nosso ambiente, assim como nossa própria energia e emoções.
Se a energia das velas é muito eficaz quando usada em um ritual, a cor que você escolher pode atrair amor, abundância, prosperidade e elevar você em diferentes frequências.
De acordo com especialistas, o simbolismo da cor das velas é baseado na terapia de cor e na psicologia, que é o estudo das diferentes cores e o efeito que elas têm em nosso cérebro de diferentes maneiras.
Significados das cores das velas
Velas brancas: Simboliza a serenidade e a paz e realça a força e a perspicácia pessoal. Também afastará a energia negativa e clareará sua mente para que você possa ver a verdade e a pureza do mundo.
- Velas negras: Abra o seu terceiro olho e promove a proteção psíquica, pois tem o poder de repelir a energia negativa de fontes externas.
- Velas roxas: Promove a iluminação espiritual, a criatividade, a tranquilidade, a sabedoria.
- Velas verdes: Ajuda a amplificar a prosperidade ao dar vida às suas ideias e ajuda a promover a criatividade. Também promove a fertilidade, a abundância, a saúde, o sucesso e a sorte.
- Velas azuis: Ajuda a conectar-se com seus chakras, auxiliando na cura de todas as suas feridas emocionais. Promove a inspiração, a felicidade, a fidelidade e a comunicação aberta.
- Velas amarelas: Melhora suas habilidades sociais e de networking ao promover novas oportunidades profissionais e ajudá-lo a manifestar pensamentos, confiança e clareza mental.
- Velas vermelhas: Promove o sexo, a paixão, o amor, a energia, a luxúria, os relacionamentos, a vitalidade e a coragem.
- Velas rosas: Dar as boas-vindas ao romance e ao amor em sua vida, tanto para si mesmo quanto para os outros. Também promove a alegria, a amizade e a harmonia.
- Velas laranjas: Estimula a tua ambição e ajuda-te a manter-te motivado, expandindo os seus horizontes e experimentando coisas novas.
- Velas café: Ajuda com todos os recursos da sua vida, como promover a saúde, a resistência e o valor.
- Velas prateadas: Ajudam a abraçar sua energia feminina e seu desenvolvimento psíquico.
- Velas douradas: Ajuda a abraçar sua energia e fortuna masculinas, assim como sua realização espiritual.
Como usar velas em rituais
- Preparação e foco: Antes de começar, limpe sua mente e concentre-se em sua intenção para o ritual. A preparação mental é fundamental para a eficácia do ritual.
- Escolha da vela: Escolha a vela adequada de acordo com sua intenção e o propósito do ritual.
- Consagração da vela: Passe a vela sobre o fumo do incenso, visualizando a limpeza das energias negativas e a carga de energia positiva.
- Acender a vela: Acenda a vela com um fósforo ou isqueiro e estabeleça sua intenção claramente em sua mente enquanto o faz.
- Meditação e foco: Observe a chama da vela, mantenha sua mente calma e focada em sua intenção durante todo o ritual.
- Finalização: Quando o ritual estiver completo, agradeça à vela e apague-a com gratidão por sua ajuda.