Todos sabemos que manter uma alimentação equilibrada e variada é crucial para levar uma vida mais saudável. No entanto, mesmo sabendo disso, continuamos consumindo alimentos que nos prejudicam.
ANÚNCIO
Em alguns casos, podemos fazer isso por falta de conhecimento, em outros pode ser por hábito, mas se quisermos estar saudáveis, devemos eliminá-los da dieta e substituí-los por opções mais nutritivas.
Você não sabe quais são? Continue lendo para descobrir quatro alimentos que você precisa parar de comer agora se quiser ser mais saudável, de acordo com pesquisas da Universidade de Harvard.
4 alimentos que Harvard aconselha parar de comer
A renomada gastroenterologista Jacqueline Wolf, especialista em medicina da Faculdade de Medicina de Harvard, identificou um grupo de alimentos que desaconselha consumir porque causam inflamação.
A seguir, vamos te contar quais são e como você poderia substituí-los em sua dieta para melhorar sua alimentação e alcançar o objetivo de ser muito mais saudável durante este novo ano de 2024.
Carnes ricas em gorduras
O primeiro alimento a eliminar são as carnes com alto teor de gordura, como bacon, carne bovina rica em gordura e salsichas, pois podem alterar a flora intestinal e ampliar a inflamação.
Essas gorduras também reduzem os ácidos graxos de cadeia curta, que são vitais para o bem-estar intestinal. Em vez disso, você pode comer carnes magras como frango, peru ou peixe.
ANÚNCIO
Alimentos ultraprocessados
O segundo alimento que devemos evitar são os produtos ultraprocessados, como refeições pré-cozidas, lanches embalados ou produtos de confeitaria industrial, pois são extremamente viciantes.
Além disso, eles estão relacionados a um aumento do risco de desenvolver doenças crônicas. Em vez disso, podemos consumir alimentos naturais e nutritivos, como frutas, vegetais e alimentos integrais.
Bebidas com alto teor de açúcar
As bebidas adoçadas artificialmente, como refrigerantes, sucos embalados ou bebidas esportivas, foram associadas a um aumento do risco de doenças cardiovasculares e metabólicas.
Como substitutos dessas bebidas, podem ser consumidos água, infusões e café natural sem açúcar ou adoçantes artificiais, que são muito melhores para nosso organismo.
Óleos vegetais não saudáveis
Alguns óleos vegetais, como o de coco e de palma, contêm uma grande quantidade de gorduras saturadas que podem desequilibrar a microbiota intestinal e promover processos inflamatórios.
Por isso, o melhor é substituí-los por outros óleos mais saudáveis, como o azeite de oliva extra virgem, que inclusive possui propriedades anti-inflamatórias comprovadas.
Por último, se tiveres alguma dúvida específica sobre a sua dieta ou saúde, o melhor será sempre consultar um médico ou nutricionista que possa orientar para manter uma alimentação mais saudável.