Leonor é uma mulher muito bonita e chama a atenção onde quer que vá. Muitos se viram para olhá-la por ser atraente e alguns até se atrevem a dizer: “como você é linda, mulher!”, “com esse vestido você está ótima”, “linda, linda, linda!”, “se eu quisesse uma namorada, gostaria que fosse como você”, são algumas das frases para elogiá-la e ela, por vergonha, apressa o passo.
ANÚNCIO
Mas o que é exatamente um elogio? Segundo os especialistas, é um comportamento verbal específico que destaca as características positivas de uma pessoa.
O elogio funciona como um reforçador social e ajuda a tornar as interações entre as pessoas mais agradáveis.
Quando o recebemos, a pessoa que o emite está destacando alguma característica positiva; por isso não haveria motivo para nos sentirmos desconfortáveis quando alguém nos enche deles.
A realidade às vezes é diferente e há muitas pessoas que se sentem desconfortáveis com esses elogios, assim como acontece com Leonor quando ela tem que lidar diariamente com alguma dessas frases.
E por que isso a faz sentir tão desconfortável? Todos gostamos de ouvir coisas agradáveis sobre nós mesmos, nos faz sentir bem. No entanto, em nossa sociedade é pouco comum a troca de verbalizações positivas. Usamos pouco o reforço positivo, sendo mais comum o castigo.