Comportamento e Relacionamento

Por que receber elogios nos faz sentir desconfortáveis?

Um elogio ou cumprimento é algo positivo, mas existem fatores que fazem com que quem os recebe se sinta desconfortável e nós vamos te contar o motivo

Recibir halagos, ¿por qué nos hace sentir incómodas?
Por que receber elogios nos incomoda (Foto: Freepik)

Leonor é uma mulher muito bonita e chama a atenção onde quer que vá. Muitos se viram para olhá-la por ser atraente e alguns até se atrevem a dizer: “como você é linda, mulher!”, “com esse vestido você está ótima”, “linda, linda, linda!”, “se eu quisesse uma namorada, gostaria que fosse como você”, são algumas das frases para elogiá-la e ela, por vergonha, apressa o passo.

ANÚNCIO

Mas o que é exatamente um elogio? Segundo os especialistas, é um comportamento verbal específico que destaca as características positivas de uma pessoa.

O elogio funciona como um reforçador social e ajuda a tornar as interações entre as pessoas mais agradáveis.

Quando o recebemos, a pessoa que o emite está destacando alguma característica positiva; por isso não haveria motivo para nos sentirmos desconfortáveis quando alguém nos enche deles.

A realidade às vezes é diferente e há muitas pessoas que se sentem desconfortáveis com esses elogios, assim como acontece com Leonor quando ela tem que lidar diariamente com alguma dessas frases.

E por que isso a faz sentir tão desconfortável? Todos gostamos de ouvir coisas agradáveis sobre nós mesmos, nos faz sentir bem. No entanto, em nossa sociedade é pouco comum a troca de verbalizações positivas. Usamos pouco o reforço positivo, sendo mais comum o castigo.

De acordo com o portal ‘La Mente es Maravillosa’, o ‘bom’, ‘positivo’, ‘o que gostamos e agrada’, é considerado ‘o que deveria ser’ e, portanto, para que torná-lo conhecido? Essa é a razão pela qual é pouco comum ouvir ou fazer elogios.

ANÚNCIO

Podemos sentir-nos ‘cortados’, ‘piegas’, ‘bobos’, ‘ridículos’ etc. No entanto, se acreditarmos que o reforço é melhor do que o castigo, estaremos motivados a mudar e nos tornar pessoas mais gratificantes e positivas.

Por outro lado, quando alguém nos elogia, podemos sentir surpresa, estranheza e, em casos extremos, até podemos rir da pessoa que nos elogia. Por isso, é importante saber receber elogios e não apenas saber fazê-los.

Vantagens de um elogio

Apesar de que Leonor tem dificuldade em aceitar elogios, há muitas vantagens em saber recebê-los, incluindo:

  • Eu sei o que a outra pessoa gosta de mim.
  • Ajuda a estabelecer relações de amizade.
  • Diminui a tensão que pode ser gerada se eu ficar sem palavras por vergonha ou ansiedade, ou reagir defensivamente.
  • Faz-me sentir bem. Todos gostamos que reconheçam as nossas qualidades, méritos e habilidades.
  • Indica que ouvi e aceitei o que a outra pessoa me disse.
  • Reforço essa pessoa por ter me dado um elogio e aumento a probabilidade de que ela me faça mais elogios no futuro.

Por que nos bloqueamos para recebê-los

No caso de Leonor, qualquer elogio que ela recebe faz com que ela tenha uma reação negativa e isso acontece por várias razões:

  • Pode ser que por trás do desconforto em receber elogios exista a seguinte crença: "não confie se te elogiarem, algo eles querem". Essa crença nos leva a interpretar os elogios como uma ameaça ou perigo. Portanto, reagiremos com desconfiança, medo, ansiedade ou angústia.
  • Às vezes, esses elogios são usados para manipular ou criar um ambiente facilitador/motivador que permita à outra pessoa alcançar seu objetivo. Isso pode fazer com que uma frase que inicialmente gerou emoções positivas seja avaliada como negativa e gere respostas emocionais negativas se for interpretada como manipulação.
  • "Seja simples e modesto, as pessoas que se destacam no fundo são invejadas". Esta mensagem também nos impede de dizer coisas agradáveis sobre nós mesmos.
  • "Está esperando que o devolva". Esse pensamento muitas vezes é irracional, pois não sabemos o que a outra pessoa estará pensando. É melhor pensar que um elogio é dado de forma espontânea e esperar reciprocidade.
  • “É um elogio sarcástico, ele diz para me irritar”. Neste caso, essa crença pode ser alterada para: “pode ser que sim ou pode ser que não. Aceito o elogio e, se for sincero, estou grata. Se não for, ao aceitá-lo estou frustrando parcialmente suas intenções”.
  • Mas o principal e mais comum é a baixa autoestima. Estes podem fazer com que o indivíduo se sinta desconfortável porque estão contradizendo suas próprias crenças. Geralmente, as pessoas procuram confirmar e reafirmar as percepções que têm de si mesmas, sejam positivas ou negativas. Quando essa validação não ocorre, a pessoa pode se sentir desconfortável.

Tags


Últimas Notícias