Lua de Rosa, Lua Azul, Lua do Lobo, todos os anos ouvimos falar que a Lua Cheia tem um nome, mas poucos sabem o que eles significam. Na astrologia, o satélite está carregado de energias e a cada mês que chega é um momento para refletir, fechar ciclos e abrir novos caminhos.
ANÚNCIO
Mas muitos se perguntam: Por que a Lua Cheia recebe um nome a cada mês? De acordo com a astróloga Natalia Porro, entrevistada pelo El Clarín, as tribos algonquinas - povos nativos da América do Norte - nomeavam cada Lua Cheia de acordo com certas características que estavam relacionadas ao comportamento da fauna e às mudanças da flora durante as quatro estações.
Mais tarde, o nome de cada lunação foi adotado pelos colonos e incorporado aos almanaques com amplo uso na agricultura.
Então aqui apresentamos o significado das 12 Luas cheias de 2024:
Lua cheia de janeiro: Lua do Lobo
É a primeira Lua Cheia do ano e recebe esse nome devido ao uivo mais pronunciado dos lobos famintos que clamam por alimento durante o inverno no hemisfério norte. Em 2024, a lua cheia ocorrerá em 25 de janeiro.
Lua cheia de fevereiro: Lua de Neve
De acordo com especialistas, esta lunção é chamada de tempestuosa, devido ao clima nevado do hemisfério norte. Para as tribos, era um dos períodos mais difíceis, pois as nevascas impediam a caça e o abastecimento. Esta lua cheia ocorrerá em 24 de fevereiro. Também é conhecida como Lua da Fome e Lua dos Ossos.
Lua cheia de março: Lua do verme
Para o hemisfério norte, é a última Lua Cheia do inverno, enquanto que, para o hemisfério sul, marca a última lua cheia do verão. É chamada assim devido às marcas de vermes que aparecem no solo recentemente descongelado. Esta lua cheia será em 25 de março.
Lua cheia de abril: Lua Rosa
É chamado assim porque coincide com o crescimento de uma espécie de flor selvagem chamada Phlox Subulata ou Rosa de musgo. Na verdade, para o hemisfério norte, a primavera já começou. Em 2024, a lua cheia ocorrerá em 23 de abril.
ANÚNCIO
Lua cheia de maio: Lua das Flores ou Lua de Leite
É assim chamado, graças à abundante floração que ocorre à medida que a primavera avança no hemisfério norte. Esta lunação também marca uma festividade sagrada para o budismo, o Vesak, que comemora os ensinamentos sagrados de Siddharta Gautama. Em 2024, a lua cheia será em 23 de maio.
Lua cheia de junho: Lua de Morango
Ela é chamada assim devido à colheita de morangos que ficam vermelhos e maduros durante este mês. Para os nativos norte-americanos, era uma temporada curta em que podiam colher essas frutas da floresta antes da chegada do verão.
Esta lua cheia será em 22 de junho e coincidirá com um eclipse penumbral. Isso significa que o satélite estará em posição oposta ao sol, de modo que projeta parte da sombra da Terra e se percebe esse eclipse parcial da lua.
Lua cheia de julho: Lua do Veado ou do Trovão
Nesta época do ano, os cervos machos começam a crescer os chifres, que mudam todos os anos e também são chamados de Lua Cheia do Trovão devido às tempestades que ocorrem durante este mês. Esta lua cheia será em 21 de julho.
Lua cheia de agosto: Lua do Esturjão
Chama-se assim porque no hemisfério norte é a época das semanas de pesca do esturjão. Será em 19 de agosto e será a primeira Superlua (quando a Lua está em seu perigeu).
Lua cheia de setembro: Lua da Colheita ou do Milho
É a época de colher as culturas no final da temporada de verão no hemisfério norte. Neste mês, a Lua aparece particularmente brilhante e se levanta cedo no céu, o que permite aos agricultores continuar colhendo durante toda a noite. Será a segunda Superlua que ocorrerá em 18 de setembro.
Lua cheia de outubro: Lua do Caçador
É o período preferido para caçar veados e raposas que não conseguem se esconder nos campos, livres de vegetação. Esta Superlua será em 17 de outubro.
Lua cheia de novembro: Lua do Castor
Esta denominação é adquirida graças à intensa atividade dos castores, que constroem suas incríveis tocas para os dias mais frios que se aproximam no hemisfério norte. Esta lua cheia será em 15 de novembro e será a última Superlua do ano.
Lua cheia de dezembro: Lua Fria
É a última Lua do ano que indica a chegada do inverno nos países do hemisfério norte, marcando o início da época mais fria. Esta lua cheia será em 15 de dezembro.