Estilo de Vida

A Lua Cheia do Lobo surpreenderá com seu brilho: Quando é e por que a chamam assim

O uivo dos lobos será o primeiro sinal de um fenômeno que fará o céu noturno brilhar

La Luna Llena de Lobo sorprenderá con su brillo: Cuándo es y por qué la llaman así
A Lua Cheia do Lobo surpreenderá com seu brilho: Quando é e por que a chamam assim? Lobos uivam mais alto com a Lua Cheia em janeiro (Foto: Unsplash)

2024 chegou cheio de boas vibrações e muita energia com os fenômenos astronômicos que a partir deste 3 de janeiro brilharão no céu noturno.

ANÚNCIO

Nesta quarta-feira, teremos a chuva de estrelas Quadrântidas, mais de 120 meteoros cruzando o céu, e a partir da meia-noite do dia 25 de janeiro seremos testemunhas de uma espetacular Lua Cheia, chamada Lua do Lobo.

A Lua do Lobo será a primeira Lua Cheia deste ano e a segunda da temporada de inverno.

Os lobos uivam quando a vêem brilhar

De acordo com especialistas, o fenômeno recebe seu nome por causa do animal. Acredita-se que algumas tribos dos Estados Unidos a chamaram assim porque sua aparição fazia com que os lobos uivassem, fascinados por sua aparência e pela grande conexão que esses animais têm com a lua.

Com o passar do tempo, descobriu-se que este é o período do ano em que os lobos se reproduzem e estão mais ativos, por isso seus uivos são mais altos do que o resto do ano.

Este evento é o último dos eventos astronômicos que ocorrerá em janeiro, e os amantes desses fenômenos naturais poderão desfrutar dele, devido ao brilho da Lua, destaca o portal Las Provincias.

Depois da meia-noite, a Lua brilhará

De acordo com o Instituto Nacional de Astrofísica, Óptica e Eletrônica (INAOE), a lua cheia surgirá às 11h54, mas atingirá o seu ponto máximo às 17h53 da quinta-feira, 25 de janeiro.

ANÚNCIO

Destaca o National Geographic que devido à luz do dia, esta não poderá ser apreciada fielmente e será a partir das 18:24 horas, quando o Sol se pôr, que o satélite natural poderá ser melhor observado. Será por volta das 00:30 que poderá ser apreciado completamente, já que a noite estará em seu momento mais escuro.

Para observar a Lua Cheia do lobo, não é necessário usar nenhum dispositivo ou aparelho de observação astronômica, basta olhar para o céu e aproveitar.

De acordo com o INAOE, hoje a Lua estará a uma distância geocêntrica de 400.960 km e terá um tamanho angular de 29,8 minutos de arco.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias