Estilo de Vida

2024 é um ano bissexto, o que significa e por que isso acontece?

A cada quatro anos, o mês de fevereiro ganha mais um dia, um acontecimento cheio de superstições

Año bisiesto
Mulher exibindo números de brilho dourado de 2024. Corte de mulher mostrando no centro dos números de descrição do brilho dourado do Ano Novo de 2024. Mulher de vestido preto comemorando e apontando com o dedo em números. (Vasyl Demkiv)

2024 será um ano bissexto, portanto terá 366 dias, em vez dos tradicionais 365, porque fevereiro terá um dia adicional: o 29 de fevereiro, ao contrário dos últimos três anos.

ANÚNCIO

São muitos os que associam esta fase que se repete a cada quatro anos como um ano de má sorte, por isso este acontecimento costuma estar envolto em superstições e muitos se perguntam o significado e por que acontece.

A cada quatro anos, o calendário é sincronizado com a órbita do planeta, resultando em um total de 527.040 minutos e 31.622.400 segundos. Essa modificação tem suas origens nas antigas civilizações, especificamente em Roma.

Embora muitos considerem um desequilíbrio, na verdade é tudo o contrário, porque os anos bissextos são muito importantes para a harmonia e equilíbrio dos anos.

O calendário anual é ajustado de acordo com o calendário solar porque o astrônomo Sosígenes chegou à conclusão de que alguns anos tinham uma duração de aproximadamente 365 dias e um quarto.

É por isso que foi decidido adicionar um dia extra a cada quatro anos e na última semana de fevereiro, ao qual foi chamado de “bissexto”.

A explicação seria devido a que a Terra gira ao redor do Sol, mas não exatamente no número de dias que as pessoas acreditam, mas sim ao longo do ano vão se acumulando frações de horas, minutos e segundos.

ANÚNCIO

Isso significa que os anos não têm exatamente 365 dias, pois a Terra não dá uma volta completa ao redor do Sol nessa quantidade de tempo, mas sim em 365 dias, 5 horas, 46 minutos e 48 segundos.

Esta situação faz com que esse 'tempo extra' de quase 6 horas ou ¼ de dia fique de fora. A conclusão dos especialistas é de que um calendário com dias inteiros pode igualar esse número, então era necessário corrigir essa situação adicionando essa quantidade de horas a cada quatro anos, totalizando 24 horas; ou seja, um dia completo que é adicionado em fevereiro, formando os anos bissextos e mantendo a ordem no tempo.

As crenças na má sorte nesses anos estão relacionadas aos eventos negativos ocorridos nesses anos, como a Guerra Civil Espanhola de 1936, a abertura do campo de concentração de Auschwitz em 1940, os assassinatos de Mahatma Gandhi (1948), Martin Luther King (1968) e John Lennon (1980), e recentemente a pandemia de Covid-19, que foi anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em março de 2020, o último ano bissexto.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias