2024 será um ano bissexto, portanto terá 366 dias, em vez dos tradicionais 365, porque fevereiro terá um dia adicional: o 29 de fevereiro, ao contrário dos últimos três anos.
ANÚNCIO
São muitos os que associam esta fase que se repete a cada quatro anos como um ano de má sorte, por isso este acontecimento costuma estar envolto em superstições e muitos se perguntam o significado e por que acontece.
A cada quatro anos, o calendário é sincronizado com a órbita do planeta, resultando em um total de 527.040 minutos e 31.622.400 segundos. Essa modificação tem suas origens nas antigas civilizações, especificamente em Roma.
Embora muitos considerem um desequilíbrio, na verdade é tudo o contrário, porque os anos bissextos são muito importantes para a harmonia e equilíbrio dos anos.
O calendário anual é ajustado de acordo com o calendário solar porque o astrônomo Sosígenes chegou à conclusão de que alguns anos tinham uma duração de aproximadamente 365 dias e um quarto.
É por isso que foi decidido adicionar um dia extra a cada quatro anos e na última semana de fevereiro, ao qual foi chamado de “bissexto”.
A explicação seria devido a que a Terra gira ao redor do Sol, mas não exatamente no número de dias que as pessoas acreditam, mas sim ao longo do ano vão se acumulando frações de horas, minutos e segundos.
ANÚNCIO
Isso significa que os anos não têm exatamente 365 dias, pois a Terra não dá uma volta completa ao redor do Sol nessa quantidade de tempo, mas sim em 365 dias, 5 horas, 46 minutos e 48 segundos.
Esta situação faz com que esse 'tempo extra' de quase 6 horas ou ¼ de dia fique de fora. A conclusão dos especialistas é de que um calendário com dias inteiros pode igualar esse número, então era necessário corrigir essa situação adicionando essa quantidade de horas a cada quatro anos, totalizando 24 horas; ou seja, um dia completo que é adicionado em fevereiro, formando os anos bissextos e mantendo a ordem no tempo.
As crenças na má sorte nesses anos estão relacionadas aos eventos negativos ocorridos nesses anos, como a Guerra Civil Espanhola de 1936, a abertura do campo de concentração de Auschwitz em 1940, os assassinatos de Mahatma Gandhi (1948), Martin Luther King (1968) e John Lennon (1980), e recentemente a pandemia de Covid-19, que foi anunciada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em março de 2020, o último ano bissexto.