Com o ano de 2024 ao virar da esquina, muitas pessoas se entregam à retrospectiva e reavaliam algumas de suas escolhas de vida. As resoluções de Ano Novo são a oportunidade perfeita para todos aqueles que buscam começar a fazer mudanças estabelecendo metas significativas e traçando o curso de sua vida de maneira consciente.
ANÚNCIO
"Ter propósitos e saber como alcançá-los é algo que influencia no nível de autoestima que temos, no nosso sentido de produtividade e agora está sendo visto também que está relacionado com ansiedade e depressão", afirmou Ana Estrada, Diretora e Fundadora da Brújula Interior.
A prática de definir resoluções de Ano Novo e estabelecer metas vai além de uma simples tradição de temporada; representa um compromisso pessoal com o crescimento, a autenticidade e a realização. “Por isso, o assunto é supercrítico. Muito do que causa a geração de ciclos viciosos começa com a falta de cumprimento das resoluções. Não é um assunto trivial, tem um alto impacto em quem a pessoa é e como ela se comporta”, destacou a especialista.
Além de nos dar foco, estabelecer metas alimenta nossa motivação intrínseca, bem como nossa determinação ao enfrentar desafios. “Todos temos esse desejo de ser melhores, de ser boas pessoas”, disse Estrada. “Há estudos que mostram que apenas 8% das pessoas que estabelecem metas conseguem alcançá-las. Por que o restante não estabelece metas? Porque, desde o início, é difícil escolher. Geralmente, somos influenciados por expectativas familiares, sociais e por necessidades imediatas. Em seguida, há aqueles que têm dificuldade em concretizar suas metas e outros que não as estabelecem porque escolhê-las implica um desafio”.
Para mulheres, é mais difícil fazer e cumprir resoluções
De acordo com a plataforma de emprego Infojob, a maioria desses propósitos está relacionada com o campo profissional e a melhoria da formação, sendo as mulheres aquelas que estabelecem mais objetivos. No entanto, elas têm mais dificuldade em alcançar seus objetivos profissionais, pois a maioria acredita que a diversidade dos funcionários pode ser um obstáculo para progredir em sua organização, conforme revelado pela PwC.
Esta percepção de que às mulheres é mais difícil estabelecer propósitos de ano novo e cumprir metas pode dever-se a uma combinação de fatores sociais, culturais e pessoais. Existem cargas adicionais relacionadas com responsabilidades familiares e profissionais que levam muitas mulheres a terem mais dificuldade em encontrar tempo e energia para se concentrarem nos seus próprios objetivos. A falta de apoio e até questões de autoestima podem afetar a sua capacidade de estabelecer metas ambiciosas e persegui-las com determinação.
De acordo com Estrada, as mulheres têm uma crença limitante de que "devemos cuidar dos outros", o que nos impede de alcançar nossos objetivos pessoais, além de que a sociedade nos ensinou a pensar automaticamente que não podemos pedir ajuda ou simplesmente pedir algo para nós mesmas.
Dicas para estabelecer metas e cumpri-las em 2024
- Conhecer você para poder definir um propósito que te interesse. “Deve haver desejo, algo que a atraia. É isso que vai fazer com que você continue tentando por um período mais longo”, observou.
- Faça uma lista e escolha apenas um.
- Guarde tempo e dinheiro. “Qualquer coisa relacionada ao seu propósito será capaz de se alimentar, sempre há como, as demais são crenças limitantes”.
- Rastreamento em períodos curtos e com métricas. Ir aos poucos te dá o senso de realização.
- A celebração. “Cada vez que você dá um passo na direção certa, sem dúvida, é preciso comemorar. Isso é o que aumenta o entusiasmo e, por outro lado, envia a mensagem que aumenta sua autoestima”.