Estilo de Vida

O que comer depois dos excessos de Natal? 3 recomendações que pode seguir

A hidratação é crucial no dia seguinte a refeições abundantes

Los excesos son bastante comunes durante la temporada navideña
Excessos são bastante comuns na época do Natal Excessos são bastante comuns na época do Natal (Pexels)

A comida é realmente uma das melhores partes do Natal. Os pratos natalinos são extremamente deliciosos e, como a temporada só chega uma vez por ano, queremos comê-los todos.

ANÚNCIO

Por isso, é muito comum acabarmos caindo nos excessos durante o jantar de véspera de Natal e o almoço de Natal. O ruim é que nos dias seguintes você acaba se sentindo inflamado ou pesado.

No entanto, se você acordou se sentindo um pouco mal depois das festas, a boa notícia é que você pode tomar algumas medidas para resolver seu desconforto. A seguir, apresentamos três:

Não coma menos para compensar os excessos

A primeira recomendação dos especialistas é não comer menos do que o habitual para tentar compensar tudo o que ingeriu durante as refeições de véspera de Natal e de Natal.

“Se você exagerou em um dia, adote hábitos alimentares saudáveis nos dias seguintes”, disse a nutricionista Maxine C. Yeung à revista ‘Glamour’.

No entanto, se ainda se sentir cheia das refeições das festas anteriores, comer pequenas refeições ao longo do dia ajudará a regular o seu corpo.

“Comer menos do que o habitual poderia fazer com que você volte a comer em excesso, porque é possível que você fique com muita fome se tentar comer menos”, observou.

ANÚNCIO

Beba muita água para se hidratar

Outra grande dica dos especialistas é hidratar-se muito bem depois de fazer refeições abundantes.

"A água aumentará sua energia, manterá você concentrado, combaterá o inchaço e eliminará o excesso de sal e açúcar da noite anterior", explicou Brigitte Zeitlin, mestre em saúde pública, ao meio de comunicação.

Zeitlin aconselha aumentar o consumo de água em pelo menos quatro copos por dia seguinte, independentemente da quantidade que você normalmente bebe. Se você não gosta muito, pode beber água com gás ou chá.

"O chá verde tem um alto teor de antioxidantes, que podem ajudar a combater a inflamação causada pelo excesso de açúcar", apontou a nutricionista. Além disso, a cafeína irá ajudá-lo a ficar mais alerta.

Outros chás, como o de gengibre e o de hortelã, não fornecem tanta cafeína, mas possuem propriedades que relaxam o trato gastrointestinal e podem ajudar com o inchaço, gases e náuseas.

El té verde es ideal para consumir después de una noche de excesos
O chá verde é ideal para consumir depois de uma noite de excessos (Pexels)

Coma alimentos ricos em potássio, fibras e probióticos

Um terceiro conselho dos especialistas é comer alimentos ricos em potássio, fibras e probióticos depois de ter exagerado com as delícias natalinas enquanto compartilhava com seus entes queridos.

De acordo com Zeitlin, o potássio tem o mesmo poder da água para remover o sódio do corpo e reduzir o inchaço, por isso ela recomenda alimentos ricos nesse mineral, como bananas e abacate.

Por outro lado, Yeung afirma que os probióticos podem ajudar a manter a saúde digestiva equilibrada devido a que promovem as bactérias boas no intestino de quem os consome.

Las bananas son ricas en potasio, un electrolito que ayuda a sacar el sodio del cuerpo y reducir la hinchazón
As bananas são ricas em potássio, um eletrólito que ajuda a remover o sódio do corpo e a reduzir o inchaço (Pexels)

Segundo explicou ao meio, é ideal comê-los no dia seguinte após consumir muito sal e açúcar, pois ambos podem desequilibrar as bactérias no trato intestinal. O iogurte é uma boa opção.

Por último, as refeições ricas em fibras como cereais, nozes ou legumes, podem acelerar a digestão. No entanto, se você comer muito mais do que está acostumada, pode obter o efeito contrário.

Não haverá problemas desde que você não exceda a quantidade diária recomendada e o acompanhe com muita água. Agora, se você se sentir muito mal, os shakes são uma boa opção.

Alimentos misturados como os shakes são geralmente mais fáceis de digerir, por isso são uma boa opção se você não se sentir bem”, disse Amy Gorin, proprietária da Amy Gorin Nutrition, à ‘Glamour’.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias