Roer as unhas é algo que muitas pessoas fazem no dia a dia ou já fizeram alguma vez em suas vidas. Mas possivelmente não querem admitir por ser uma prática socialmente mal vista.
ANÚNCIO
No entanto, embora seja uma prática bastante comum que parece inofensiva, a onicofagia ou mania de roer as unhas não é um hábito saudável de forma alguma e tem o potencial de causar muitos danos.
As razões pelas quais você deveria evitar
É que, ao levar as mãos à boca para roer uma unha, uma pessoa possivelmente está introduzindo em seu organismo qualquer patógeno que esteja alojado em seus dedos naquele momento.
Embora os maus hábitos sejam difíceis de abandonar, isso não significa que seja impossível se livrar deles e conhecer os possíveis efeitos negativos pode ajudar a se livrar desse mau costume.
Por isso, a seguir, listamos oito razões pelas quais deve evitar roer as unhas:
Pode causar infecções
As unhas são grandes recipientes de sujeira e resíduos. Por isso, quando você roi as suas unhas, está permitindo que todos os germes presentes nelas entrem e possam causar possíveis infecções.
“As unhas das mãos estão quase o dobro de sujas do que os dedos”, explicou o dermatologista Michael Shapiro à revista ‘Shape’. “As bactérias muitas vezes ficam presas debaixo das unhas e depois podem ser transferidas para a boca, causando infecções nas gengivas e na garganta”, explicou.
ANÚNCIO
Agrava as cutículas nas unhas
Geralmente, os calos são muito dolorosos, mas morder as unhas ou mastigá-las e arrancá-las com os dentes pode agravá-los e até mesmo infectá-los, o que causa uma dor ainda maior.
A médico Kristine Arthur afirmou ao meio de comunicação citado anteriormente que mastigar piora a pele seca, agrava a descamação e causa mais calosidades.
A especialista explica que remover as cutículas com a boca muitas vezes causa um rasgo mais longo e profundo. Além disso, se você morder as cutículas e unhas até sangrar, pode abrir feridas.
Essas lesões se tornam uma porta de entrada para as bactérias entrarem e causarem infecção. Por isso, é melhor prevenir as cutículas mantendo a área regularmente hidratada.
Abre porta para as doenças virais
As bactérias não são as únicas que podem entrar em seu organismo ao roer as unhas. Esse hábito também aumenta o risco de contrair vírus que podem causar diferentes doenças.
"Pense em cada coisa que você toca durante o dia, desde as maçanetas das portas até os vasos sanitários", observou Arthur. "Os germes podem viver nessas superfícies por horas".
"Portanto, quando você leva as mãos à boca, você está se expondo aos vírus do resfriado e da gripe, ou até mesmo a doenças graves como a hepatite", explicou a especialista.
Pode causar envenenamento tóxico
Se uma pessoa comer unhas pintadas com esmaltes ou qualquer outro produto utilizado em nail art (glitter, joias, pós de imersão), pode sofrer envenenamento tóxico.
"Os vernizes de unhas normais contêm muitas toxinas, mas os vernizes em gel contêm substâncias químicas que são especificamente aprovadas apenas para uso tópico", destaca Arthur.
Portanto, "não devem ser ingeridos", afirma. Embora possa levar muito tempo para acumular um nível tóxico no sistema, há um risco; especialmente se a pessoa roer as unhas compulsivamente.
Aumenta o risco de crescimento fúngico
Roer as unhas pode fazer com que as leveduras, fungos e outros microorganismos se acumulem debaixo e ao redor da área, o que causa inchaço, vermelhidão e até mesmo secreção de pus.
"Os que roem as unhas são particularmente suscetíveis à paroníquia, uma infecção da pele que ocorre ao redor das unhas", destacou o Dr. Shapiro.
Danos nos dentes
As mãos não são as únicas que sofrem ao roer as unhas, os dentes também sofrem, podendo rachar e desgastar ao mastigar continuamente os dedos.
De acordo com Shapiro, esse hábito "pode interferir na oclusão dental adequada ou na forma como os dentes superiores e inferiores se juntam quando a boca está fechada".
"Além disso, os dentes podem sair de sua posição adequada, deformar-se, desgastar prematuramente ou enfraquecer com o tempo", acrescentou.
Mudanças na forma dos dedos e das unhas
Além de arruinar sua manicure, roer as unhas de forma contínua pode fazer com que elas fiquem ásperas e apresentem outras alterações em sua aparência.
O Dr. Arthur explica que isso ocorre porque roer as unhas de forma frequente exerce pressão sobre a parede delas, o que, eventualmente, pode alterar sua forma ou curvatura.
Segundo explicado, o hábito de roer as unhas pode fazer com que elas cresçam novamente, mas de forma desigual ou com cristas cheias de irregularidades.
Aparecimento de unhas encravadas
As unhas encravadas nos pés são algo que a maioria das pessoas já sofreu alguma vez, mas roer as unhas das mãos pode fazer com que elas também apareçam nos dedos.
De acordo com Shapiro em sua conversa com a revista, as unhas encravadas apenas causam inchaço, vermelhidão e dor enquanto crescem, na melhor das hipóteses.
No entanto, no pior dos cenários, a dermatologista afirmou que elas podem piorar a ponto de causar uma infecção e até mesmo exigir uma cirurgia.