Saúde e Bem-estar

Por que é importante deixar os sapatos para fora de casa?

Não corra riscos e mantenha sua casa mais limpa cultivando esse hábito

Sapato calçada suja
Seu calçado pode conter mais bactérias do que um banheiro. Foto: Pexels

Tirar os sapatos antes de entrar em casa é um hábito tradicional no Japão e, atualmente, milhões de pessoas adotaram essa prática por conforto e saúde. Pode até parecer um tanto exagerado, porém está provado que muitos benefícios podem ser obtidos.

ANÚNCIO

Alguma vez você já pensou no que esteve em contato com a sola dos seus calçados durante um dia inteiro? Se sim, você encontrou diversas razões para se preocupar, ainda que seja comum ignorá-las. A verdade é que os sapatos têm milhares de bactérias e microrganismos.

Isso pode causar enfermidades quando há baixa imunidade, por exemplo. Estudos científicos explicam os motivos para que você se livre dos riscos de doenças antes de entrar em casa.

Por que tirar os sapatos antes de entrar em casa?

calçado sapato sujo
A limpeza da sua casa também depende do que você leva para dentro dela. Foto: Pexels

Essa tradição japonesa já está conquistando vários outros lugares do mundo. Entrar descalço ou com outro calçado em casa e colocar os sapatos usados em um lugar especial pode trazer benefícios para sua saúde.

Por questões de higiene e como respeito ao espaço da família, o calçado da rua é deixado fora da casa. Por isso, a medida também é adotada em restaurantes, ginásios e colégios.

Isso acontece porque os sapatos são uma das principais formas de contaminar os ambientes simplesmente por estarem expostos ao chão onde pode haver muita sujeira.

Um estude liderado pelo professor Charles Gerba, da Universidade do Arizona, constatou que em apenas duas semanas de uso, os calçados podem acumular 420 000 bactérias, sendo 96% coliformes. Na prática, o sapato pode ser mais sujo do que um banheiro.

ANÚNCIO

O estudo identificou presença de bactérias E. coli nos calçados, elas habitam intestino humano e animal. Mas outros microrganismos que apresentam mais riscos à saúde também foram encontrados:

Klebsiella pneumniae, uma das responsáveis por infecções do sistema urinário e pela pneumonia, assim como outras doenças.

Serratia marcescens, que pode ocasionar conjuntivite, meningite e endocardite.

Por tudo isso é importante adotar medidas simples para impedir a entrada dessas bactérias em casa, como tirar o calçado antes de entrar em casa, lavá-los bem e manter boas práticas de higiene.

· · ·

Se você gostou desse texto, é provável que também se interesse por:

Tire as tralhas: saiba como fazer uma faxina de final de ano

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias