Tramita na Câmara dos Deputados na Espanha uma proposta de proibição do uso de celular para pessoas menores de 14 anos, e muito educadores têm se posicionado sobre o tema. Alguns deles buscam oferecer soluções menos rígidas e mais construtivas.
ANÚNCIO
É o caso de Dani Sánchez-Crespo, professor da Universidade Pompeu Fabra, na Espanha. Como especialista em novas tecnologias e pai, Dani entende muito bem os motivos dos professores para se preocupar com o abuso no uso de celular pelos jovens.
O professor criou uma lista de 10 truques para que as crianças possam ter uma relação mais saudável com seus dispositivos móveis.
10 dicas para crianças terem boa relação com celular
Antes de começar suas recomendações, Dani deixa claro que ‘proibições são aptas em casos extremos’ e deixa claro que ‘o problema não é celular, mas alguns aplicativos’.
Autoridade
Seu primeiro conselho é começar a estabelecer a autoridade desde os primeiros anos da crianças. “Não somos amiguinhos de nossos filhos, somos pais. Se tenho de dizer ‘não’, eu digo”, afirma o professor.
Regras
O segundo truque está ligado ao primeiro celular que as crianças ganharem. “O celular é um prêmio que precisa de normas claras para o uso”, afirma.
Lei inegociável
Dani afirma que o ideal é que “nenhum aplicativo seja instalado sem a permissão dos pais”, afirmando o controle parental do celular.
ANÚNCIO
Noites
Um tema que muitos pais têm dificuldade para lidar é o uso do celular durante a noite. “Nada de celular no quarto nem depois de jantar. Durante a noite, o celular fica na sala”, afirma o professor.
Redes sociais
A quinta recomendação de Dani é proibir o uso de redes sociais. “Nada de redes sociais”, sem negociações.
Celular básico
A ideia de Dani é que crianças e adolescentes tenham acesso apenas ao básico dos celulares, como aplicativo para mensagens, ligações, câmera, vídeos e mapas para se locomoverem pela cidade”, elucida.
Autocontrole
As crianças devem saber que precisam “largar o celular” quando for solicitado.
Maturidade
Uma das qualidades determinantes na hora de fazer concessões aos filhos é conhecer o nível de maturidade individual. Segundo ele, as concessões não devem acontecer “nem cedo e nem tarde demais”.
Escola
O professor é taxativo e afirma que não se deve usar o celular no horário de aulas, essa inclusive é lei federal no Brasil.
Diálogo
“Falem com seus filhos sobre o bom e o mau da tecnologia”, diz Dani. O professor acredita que o celular é uma ‘ferramenta extremamente útil para o processo de desenvolvimento de um adolescente’, mas que o uso deve ser controlado pelos pais.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.