Estilo de Vida

A regra a seguir com os presentes dos filhos no Natal: ilusão com limites

Os presentes com esta regra são limitados e cada um tem uma função diferente

Los padres deben tomar algunas medidas para que sus hijos no acaben hiperregalados
Os pais devem tomar algumas medidas para que seus filhos não acabem sendo mimados demais. (Unsplash)

O Natal é indiscutivelmente uma das festas mais esperadas pelas crianças, principalmente pelos presentes que o Papai Noel, ou o Menino Jesus deixam sob a tradicional árvore de Natal.

ANÚNCIO

No entanto, com os presentes que recebem da mãe e do pai, dos avós, tios e amigos, aumenta o risco de que as crianças terminem dezembro com a chamado síndrome da criança hiperpresenteada.

O termo é usado para descrever quando uma criança perde a capacidade de valorizar as coisas depois de ter recebido muitos presentes. Em vez disso, desenvolvem um desejo por ter mais e mais presentes.

A síndrome pode ocorrer durante todo o ano, mas se intensifica durante as festas de Natal. E é que, embora os presentes tenham boas intenções, dar em excesso pode causar danos.

No entanto, há uma maneira de encontrar um equilíbrio e manter a ilusão para as crianças com limites saudáveis: aderir à famosa regra dos quatro presentes durante estas datas.

A famosa regra dos quatro presentes

A famosa regra é apoiada por especialistas e consiste em dar às crianças apenas quatro presentes com funções diferentes, mas específicas durante as festas de Natal e em qualquer outra data especial.

"É uma maneira de fazer seleção, estabelecer limites e cobrir quatro funções diferentes que os presentes de Natal devem ter", explicou o sociólogo da UOC Francesc Núñez ao jornal Ara.

ANÚNCIO

O primeiro presente deve ser aquele que a criança realmente queira e que lhe traga maior empolgação. “É aquele que todos nós tínhamos quando éramos pequenos, aquele que era o que mais desejávamos”, esclareceu.

O segundo presente deve atender a uma necessidade, como roupas, calçados ou uma mochila. Se for o caso, podem ser feitos dois presentes desse tipo para os queridos da casa.

La regla de los cuatro regalos es ideal para que los niños valoren sus obsequios en Navidad
A regra dos quatro presentes é ideal para as crianças valorizarem seus presentes no Natal. (Unsplash)

O terceiro presente precisa ser educativo; por exemplo, um livro, um quebra-cabeça ou uma experiência familiar em algum lugar onde se possa aprender coisas novas, como uma visita ao museu.

Por último, o quarto presente deve permitir que a criança brinque com outras pessoas, como poderia fazer com jogos de tabuleiro ou de interpretação de personagens, afirmou o especialista ao jornal mencionado anteriormente.

“Na infância, menos é mais. O Natal é uma época em que as crianças estão saturadas de doces, luzes e família, e, por isso, é importante dar a devida importância a um jogo ou brinquedo. Se você dá 25 presentes, já perde a importância”, enfatizou Aida G.

Além disso, enfatizou que “os jogos e brinquedos não precisam fazer coisas.” É um material com o qual a criança precisa criar através da imaginação, da lógica, da experimentação... Um brinquedo não precisa ser apertar um botão e fazer barulho e luzes, mas sim um jogo que possa acompanhar a criança ao longo do tempo e que cresça com ela.

La regla de los cuatro regalos es ideal para que los niños valoren sus obsequios en Navidad
A regra dos quatro presentes é ideal para as crianças valorizarem seus presentes no Natal. (Pexels)

Maiores recomendações

Os educadores e especialistas em criação também aconselham que as crianças façam suas cartas com seus pedidos de presentes para o Papai Noel ou o Menino Jesus com um adulto ao lado.

Também recomendam que as crianças organizem e doem os brinquedos que já não usam para abrir espaço para os novos, reduzir a exposição às telas e evitar que vejam catálogos de brinquedos.

O mais recente é para que as crianças possam fazer uma lista baseada em seus verdadeiros interesses. "Para mim, não há um número ideal de presentes", afirmou Marta Prada ao Periódico de Ibiza e Formentera.

"Mas certamente, ao usar o senso comum e a consciência, poderemos avaliar melhor se estamos exagerando", apontou a educadora de famílias em sua conversa com o veículo.

La regla de los cuatro regalos es ideal para que los niños valoren sus obsequios en Navidad
A regra dos quatro presentes é ideal para as crianças valorizarem seus presentes no Natal. (Pexels)

Outra dica é gerenciar os presentes com o ambiente e sugerir aos familiares que presenteiem experiências. Se eles ignorarem, dosar os presentes de casa e focar nas pessoas.

“Mesmo que as experiências pareçam mais efêmeras e menos duradouras, daqui a 30 anos, o que seus filhos terão é isso”, afirmou a especialista.

G. Quer concordou em sua conversa com Ara. “É melhor que toda a família converse e que todos nós presenteiamos com uma bicicleta, ou um espetáculo para irmos juntos, do que todo esse alvoroço sem sentido”, disse.

“O tempo que você dedicou a pensar no presente que vai deixá-lo feliz e comprá-lo ou fazê-lo também faz parte do presente”, observou a cofundadora do Espai Criança i Salut de Sabadell.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias