Estilo de Vida

4 benefícios de ter plantas dentro de casa para a saúde mental que você não conhecia

As plantas podem ajudar a ativar a mente quando você não se sente inspirada ao realizar uma tarefa criativa, por exemplo.

Mulher cuidando das plantas
Reprodução/Pexels (pexels.com)

Nos últimos tempos, as plantas têm sido cada vez mais utilizadas para trazer um novo design para os ambientes interiores. Além de dar um toque verde natural, elas também possuem outros benefícios maravilhosos, como, por exemplo, melhorar e purificar o ar.

ANÚNCIO

Entretanto, o que provavelmente muitas pessoas não sabem é que, ter plantas na decoração de casa também pode trazer benefícios para a saúde mental. Por isso, que tal conhecer alguns deles agora mesmo que irão te surpreender? Confira 4 a seguir, via portal Nueva Mujer (em espanhol):

1. Controla a ansiedade

Segundo um estudo publicado no Journal of Physiological Anthropology, em 2015, a interação com plantas de interior pode diminuir o estresse psicológico e fisiológico.

Recomendados

O estudo concluiu também que até mesmo olhar para uma planta na mesa de trabalho, por exemplo, pode reduzir os níveis de ansiedade. Há também evidências de que ter flores em casa pode ajudar uma pessoa a se sentir feliz e relaxada.

2. Melhora a concentração e a memória

Estar perto de plantas pode ser bom para se concentrar em casa. Estudos sugerem que elas têm um efeito calmante e isso pode ajudar na retenção da memória e na capacidade de concentração.

Um estudo da Universidade de Michigan descobriu que passar tempo ao ar livre e perto de plantas pode aumentar a retenção de memória em até 20%.

3. Ajuda a curar rapidamente

Dar uma planta a alguém que está se recuperando de uma doença ou de algum problema pessoal, além de iluminar o espaço, pode ajudá-lo a acelerar o processo de cura.

Diversos estudos sugerem que pacientes em recuperação cirúrgica, dentro de suas casas, por exemplo, sentem menos dor, ansiedade e fadiga quando têm plantas ao seu redor.

4. Aumenta a criatividade

Se você não se sente inspirada ao realizar uma tarefa criativa, experimente interagir com plantas, pois isso pode ativar a mente.

Especialistas em decoração dizem que um design bem pensado para plantas de interior pode ajudar as pessoas a aumentar a criatividade em até 25%. Além disso, também podem ajudar você a ser mais produtiva e a se concentrar melhor nas tarefas domésticas.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/11/28/orquidea-5-maneiras-de-decorar-os-espacos-da-sua-casa-com-esta-planta-para-deixa-los-mais-sofisticados/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/11/27/dracena-5-cuidados-simples-que-voce-deve-ter-com-a-sua-planta-da-felicidade-para-preserva-la/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias