Comportamento e Relacionamento

Relacionamentos: como rejeitar alguém se você não está interessada?

Honestidade e clareza são chaves para tornar o rejeição mais suportável.

El rechazo siempre duele, pero hay formas de hacerlo para lastimar lo menos posible
A rejeição sempre dói, mas existem maneiras de fazer isso para machucar o menos possível A rejeição sempre dói, mas existem maneiras de fazer isso para machucar o menos possível (Pexels)

Rejeitar as intenções românticas de um pretendente parece fácil, mas não é quando nos preocupamos com os sentimentos da outra pessoa e queremos fazer o que for possível para não feri-los.

ANÚNCIO

Apesar disso, embora não seja fácil dizer não a alguém que está genuinamente interessado em você, o melhor sempre será ser honesta sobre nossos sentimentos para evitar um problema maior.

Mentiras elaboradas e explicações que estimulam o ego para aliviar o golpe não ajudam em nada. Pelo contrário, tornam tudo mais confuso, o que não é justo para nenhum dos envolvidos.

A sinceridade também não é sinônimo de ser ofensiva ou cruel. No final, devemos sempre tratar os outros como gostaríamos de ser tratadas nesses cenários desagradáveis para todos os envolvidos.

No entanto, se lhe custar encontrar um meio-termo, você pode seguir alguns conselhos para recusar alguém no campo do amor de forma cortês, mas também clara para o bem de ambos.

  1. Seja honesta e direta com ele;
  2. Seja respeitosa e gentil;
  3. Não lhe dê esperanças;
  4. Não o culpe pelos seus sentimentos;
  5. Não se sinta mal por dizer não.

A seguir, reunimos quatro dessas recomendações para que você as aplique na próxima vez que precisar rejeitar um homem e quiser fazê-lo com gentileza.

Seja simples e firmes nas suas palavras

O primeiro conselho a seguir para rejeitar alguém com cortesia é ser firme. A honestidade é o único que impedirá que ambos se envolvam em algo que você sabe que não vai funcionar.

ANÚNCIO

"Odiar ferir os sentimentos das pessoas, por isso muitas vezes tentamos evitá-lo ou ser vagos", afirmou a casamenteira Susan Trombetti para Elite Daily.

"Simplesmente não é o caminho a seguir. Você tem que fechar essa porta para não os enredar. Por exemplo, se você disser 'Tenho outros planos', é possível que eles te perguntem de novo", explicou.

"Embora pareça atencioso, isso apenas adia o inevitável e os faz sentir como tolos, o que provocará ainda mais sentimentos feridos", disse a especialista.

É também importante manter as nossas palavras simples. Especialmente se você só está começando a sair, mas já sabe que não tem futuro. Vá direto ao ponto sendo breve, clara e gentil.

Desta forma, você mostra que as coisas simplesmente não estavam destinadas aos dois. “As duas chaves são o tato e a honestidade ao recusar alguém”, disse Erika Ettin ao meio.

“Mesmo que alguém se sinta decepcionado porque você não quer sair de novo, na verdade eles não podem ficar com raiva de você por sentir ou não sentir o que você sente”, concluiu a coach de encontros.

La honestidad y claridad son claves al momento de rechazar a un chico
Honestidade e tato são fundamentais na hora de rejeitar um menino. (Pexels)

Tente ser o mais clara e direta possível

Além de ser simples e firmes, é também importante ser muito clara e direta, dizendo-lhe que simplesmente não está interessada. Não precisa aprofundar mais no assunto se não desejar.

“Se você quiser dizer a alguém com quem tem estado saindo casualmente que deseja terminar a relação, não tenha medo de ser direta”, acrescentou a especialista em relacionamentos Kiki O’Keeffe ao site.

O que está em jogo é um pouco menor, então há menos pressão em ambas as partes para navegar por emoções difíceis. Seja decidida mas gentil, e isso contribuirá em grande medida para garantir que cada parte se sinta respeitada, disse.

Evite enganar o rapaz interessado em você de qualquer forma; também, se você acha que poderiam ser amigos no futuro, a recomendação é não contar isso por enquanto.

"Feche o círculo e deseje o melhor", disse Grace Lee, cofundadora da A Good First Date. "Ser amigos pode ser uma opção no futuro, muito mais adiante. Dê-lhes tempo e espaço para se curarem e seguirem em frente."

No final das contas, a rejeição sempre é um pouco difícil de aceitar, por isso o melhor a se fazer é dar clareza para que não fique pensando sobre isso por muito tempo.

Não faça disso um assunto pessoal

Ao rejeitar alguém, se quiser fazê-lo de forma amigável, deve evitar citar traços pessoais como motivo ou culpa. A razão? Pode se sentir como um ataque pessoal.

Ainda que não lhes deva uma explicação, a melhor opção é sugerir que são incompatíveis. Se pedir mais detalhes, pode dar-lhes contexto, desde que não destrua os seus sentimentos.

Se ele continuar pressionando e você não quiser dizer a verdadeira razão, você pode optar por dizer que simplesmente não sentiu conexão e isso não mudará. Se ele ainda insistir, ele já está sendo um patinho.

Por outro lado, você deve ter em mente que o rejeição dói, não importa como você a enfeite. Não importa quanto você adorne o seu discurso, ele se sentirá da mesma forma. Na verdade, quanto mais você suavizar, mais doloroso será.

Então, é melhor deixar de lado essas práticas e ser o mais clara possível para tornar o golpe no ego menos punitivo e não haver confusões. O resto depende dele e ninguém mais.

“É natural querer suavizar o golpe com alguém que lhe importa”, disse Elle Huerta ao meio. “Mas ser direta causará muito menos angústia. Tentar levar em conta os sentimentos a longo prazo da outra pessoa, não apenas a dor de curto prazo que ela irá experimentar”.

La honestidad y claridad son claves al momento de rechazar a un chico
Honestidade e tato são fundamentais na hora de rejeitar um menino. (Pexels)

Diga-lhe que não sente a ‘faísca’

Uma forma de recusar gentilmente um pretendente, mas que ele entenda a mensagem e todos fiquem bem é dizer “Parece incrível, mas sinto muito, não senti nenhuma conexão (faísca ou química)”.

Se você não gosta desta frase, você pode optar por elogiar primeiro seu amante, destacando algo que você gosta sobre ele, antes de dizer que não o vê como um possível parceiro, para suavizar as coisas.

"Primeiro, diga à pessoa o que você gosta dela", recomendou o terapeuta de casais Gary Brown para o Elite Daily. "Em seguida, deixe-a saber, sem julgá-la, por que você precisa terminar o relacionamento".

Sem dúvida, é uma maneira de ser respeitosa ao pôr um ponto final nas intenções românticas de alguém. O Dr. Brown também aconselhou nunca dar razões falsas ou vagas, pois isso só confunde.

Isso sim, incentive evitar a todo custo o ghosting. “Fazer ghosting a alguém é especialmente doloroso porque é possível que a pessoa rejeitada simplesmente nunca saiba por que você a abandonou”, explicou. “Isso deixa-os não apenas sem saber por quê, mas potencialmente mal interpretando as razões”.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias