Um sono saudável também ajuda o corpo a manter-se saudável e prevenir enfermidades. Sabemos que dormir pouco pode atrapalhar o funcionamento do corpo e afetar a capacidade de concentração, raciocínio e processar a memória.
ANÚNCIO
Agora uma nova pesquisa científica realizada pela Universidade de Geórgia, nos Estados Unidos, revelou que manter a rotina do sono também tem um papel essencial em manter a juventude retardando o envelhecimento precoce.
Ter horário constante para dormir e acordar pode ajudar a viver uma vida mais saudável, extensa e jovial por enfraquecer o envelhecimento das células, dizem os cientistas envolvidos na pesquisa.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram dados de mais de 6 000 adultos com idade média de 50 anos de idade que participaram da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição, dos Estados Unidos.
Todos os participantes receberam um equipamento que mediu a atividade física que exerceram em uma semana, com o uso desse equipamento os cientistas puderam medir o nível de exercício e o envelhecimento biológico.
Além disso, foram feitas análises de mostras de sangue dos participantes para estimar a idade biológica de cada um.
Resultados significativos
Os resultados que apresentaram maiores variações na idade biológica estiveram com os participantes que não seguiam rotinas de sono ao longo da semana, incluindo o hábito de ficar acordado por mais tempo nos sábados e domingos.
ANÚNCIO
Segundo os dados da pesquisa publicados em revista científica, essas pessoas eram quase um ano mais velhas biologicamente falando do que aquelas que seguiam rotinas de sono adequadas.
Portanto, o estudo concluiu que aqueles que apresentaram diferenças no horário de dormir e da duração de sono entre os dias úteis e os de final de semana mostraram maior envelhecimento das células do corpo.
Os cientistas sugerem que as mudanças no relógio biológico interno provavelmente geram interrupções nos mecanismos centrais que coordenam o envelhecimento das células do corpo, órgãos, pele e cabelos.
Benefícios do hábito de dormir bem
A National Sleep Foundation recomenda que adultos tentem dormir entre 7 e 9 horas por noite, crianças e adolescentes podem dormir mais. Entre os benefícios do sono estão questões de saúde e bem-estar.
Segundo a fundação, dormir bem favorece o funcionamento do cérebro, especialmente na memória, atenção e resolução de problemas.
Além disso, o sono adequado diminui problemas de saúde mental, quem dorme mal tem 10 vezes mais chances de ter depressão.
A saúde física também é favorecida com boas horas de sono. O sono restaura as células, elimina toxinas e fortalece o sistema imunológico. O funcionamento do coração também é favorecido.
· · ·
Se você gostou deste texto, é provável que também se interesse por:
Acabe com os cabelos grisalhos e com a queda capilar usando ingredientes naturais
O segredo do penteado de Lady Di contava com item exclusivo
. . .
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.