Todos nós já sentimos borboletas no estômago quando encontramos alguém atraente, mas o que acontece quando você está em um relacionamento sério e isso acontece?
ANÚNCIO
Na maioria dos casos, achar outra pessoa atraente é bastante inofensivo, até saudável, desde que você entenda o que está por trás e siga as condições.
Sentir atração por alguém que não é seu parceiro.
Quando você está em um relacionamento a longo prazo, é normal de repente sentir atração por alguém que não seja o seu parceiro. Talvez seja um lindo novo colega de trabalho, alguém na academia ou até o barista que prepara os cafés com leite todos os dias naquela cafeteria onde você costuma consumir.
É natural se apaixonar, mesmo quando está em um relacionamento sério. Os apaixonamentos podem ser uma parte normal da vida e podem ser uma forma divertida e emocionante de apreciar a atratividade dos outros. Isso não significa que não esteja satisfeito com o seu relacionamento, é simplesmente parte da natureza humana e os especialistas o avaliam.
É normal encontrar outras pessoas atraentes e admirar suas qualidades, mas não necessariamente é recíproco nem que a pessoa deva saber dos sentimentos do outro. Um enamoramento pode ser visto como um sentimento/atração superficial, já que pode ser alimentado pela fantasia e não estar baseado na realidade.
Qual seria então a vantagem de isso acontecer? Os enamoramentos platônicos podem ser uma forma para que as pessoas explorem seus próprios sentimentos e desejos, bem como pensem no que querem em uma relação.
Isso sim, é importante questionar o que leva a sentir atração por outra pessoa que não é seu parceiro que vai além do comportamento normal.
ANÚNCIO
- Você anseia por mais intimidade e não a obtém de seu parceiro atual.
- Você está entediada na relação atual.
- Você acha a pessoa atraente?
- Você está passando por um período difícil em seu relacionamento.
Os sinais comuns de estar apaixonado por alguém podem incluir os seguintes:
- Pensar na pessoa com regularidade.
- Sentir que cada vez que os vê é como se fosse a primeira vez.
- Falar da pessoa que você gosta muito mais do que o habitual.
- Sentir-se estranho ou tímido quando se fala com a pessoa que gosta.
- Sonhar acordado com eles ou querer passar tempo com eles.
- É possível que você se sinta apaixonado ou fantasiar sexualmente com eles.
De acordo com o que a psicóloga Samantha Rodman revelou ao The Huff Post, é comum que as pessoas em uma relação se apaixonem, especialmente depois que um casal está juntos por algum tempo.
“É muito normal e pode não ter nada a ver com a felicidade na relação em geral. Os encantos fazem as pessoas se sentirem atraentes e vivas, e as pessoas frequentemente os obtêm mesmo quando estão muito comprometidas com seus parceiros, mas a relação já não está nessa fase de lua de mel”.
Estar em um relacionamento não significa que de repente você deixe de notar ou perceber pessoas atraentes no mundo. “Você não deixará de notar ou sentir atração pelos outros, pois esses sentimentos são automáticos e, francamente, estão fora do nosso controle”.