O divórcio pode acontecer por inúmeras razões diferentes, como, por exemplo, falta de comunicação, ciúmes excessivos, traição e manipulação. No entanto, independentemente do motivo, uma separação sempre virá acompanhada de sentimentos desagradáveis como a tristeza.
ANÚNCIO
Contudo, a dor do divórcio é mais do que apenas tristeza. Você também pode passar pelos cinco estágios do luto, mesmo que o rompimento tenha sido uma escolha sua. Sendo assim, que tal conhecê-los agora mesmo para ficar atenta? Confira a seguir, de acordo com Cindy Holbrook do portal YourTango:
1. Negação: você não consegue aceitar que acabou
A fase de negação geralmente começa durante o casamento. Pode ser difícil acreditar ou aceitar que o relacionamento acabou. Você se apega a uma esperança de que as coisas vão mudar, e acha que vocês dois serão capazes de despertar a magia inicial.
Negar é normal. É uma maneira de ajudá-la a compreender o que está acontecendo sem emoções avassaladoras e de se esconder dos fatos para lidar com a dor.
2. Raiva: tudo no seu ex te desperta este sentimento
Durante e após, você pode sentir raiva dirigida de várias maneiras, dependendo da situação que levou ao divórcio. Por exemplo, você pode estar com raiva de seu ex por traí-la, por tolerá-lo por tanto tempo ou por não demonstrar o amor e o respeito que ele merecia.
3. Negociação: você pensa “se ao menos...” com frequência
Negociar é muito mais do que tentar descobrir maneiras de reconquistar o seu ex. A fase de barganha é quando você pensa: “Se ao menos...” “Eu poderia ter...” “Eu deveria ter...” e “E se?”.
Essencialmente, você está tentando mudar o passado ou a realidade atual por meio de seus pensamentos. De certa forma, negociar é tentar racionalizar o que aconteceu.
ANÚNCIO
4. Depressão: você quer se enterrar debaixo das cobertas por meses
Durante o estágio de depressão, você pode sentir uma profunda tristeza pelo fim do seu casamento. Você fica magoada porque seus votos não significaram tanto para seu cônjuge quanto significaram para você.
Enquanto estiver deprimida, pode bancar a vítima rotulando seu ex de narcisista, sociopata ou mentiroso compulsivo para superar a dor. O simples pensamento de que está totalmente sozinha pode assustá-la. O medo avassalador pode te levar a qualquer um dos outros estágios do luto.
5. Aceitação: você finalmente está pronta para construir uma nova vida
A aceitação acontece quando você aceita plenamente que seu casamento e suas esperanças e sonhos para o futuro juntos acabaram. Neste ponto, está pronta para construir uma nova vida para si mesma. Aceitação é abandonar o passado.
Depois de aceitar o divórcio, você ainda poderá lidar com raiva ou culpa. Contudo, suas emoções ficam menos intensas com o passar do tempo. Na maioria das vezes, você sente indiferença por quem é seu ex e pelo que ele está fazendo.
Você é como o alicerce de uma casa. Ele pode resistir ao fogo e também às tempestades mais severas. Você construiu seu casamento sobre esta base. O casamento desmoronou, as paredes caíram e você sofreu. Entretanto, quando varre os escombros, fica com uma base bonita e forte sobre a qual construirá sua nova vida.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.