Estilo de Vida

Plantas: 6 dicas simples para você replantar os seus cactos sem machucá-los ou se ferir

Apesar da manutenção simples, os espinhos podem tornar o manuseio do cacto um pouco mais complicado.

Cactos
Reprodução/Pexels (pexels.com)

Escolher plantas para decorar a casa está cada vez mais em alta. Além de deixarem os ambientes mais lindos e até elegantes, elas também são capazes de renovar o oxigênio, melhorar a qualidade do ar, entre outros benefícios incríveis.

ANÚNCIO

Existe uma infinidade de plantas que podem ser usadas para decorar a casa. Uma das mais populares e escolhidas pelas pessoas são os cactos. Contudo, apesar da manutenção simples, seus espinhos podem tornar o manuseio um pouco mais complicado.

E, embora não impliquem em transplante frequente, quando precisam, devem ser executados da forma correta. Por isso, que tal descobrir algumas dicas simples para replantar cactos sem machucá-los ou se ferir? Confira o passo a passo a seguir, de acordo com o portal Mejor Con Salud:

1. Separe as ferramentas corretas

É claro que você não deve pegar o cacto com as mãos desprotegidas. Algumas ferramentas de jardinagem são necessárias. Não podem faltar as luvas grossas que cobrem o antebraço e uma pinça se o cacto for pequeno. Outros implementos para a tarefa são também jornal, pano groso, substrato e um vaso.

2. Prepare o solo

Usando uma ferramenta plana, prepare o solo com uma leve pressão. Certifique-se de cobrir toda a área do vaso, sem esquecer as bordas internas.

3. Retire o cacto

Você já está de luvas, mas é preciso cobrir o cacto com várias folhas de jornal ou pano grosso para não se furar. Aos poucos, levante a planta, para não danificar ela ou quebrar as raízes.

4. Verifique a raiz

Depois de tirar o cacto, você sacode a raiz para não carregar nada da massa do solo para o vaso novo. Aproveite esta etapa para inspecionar as raízes, limpando-as com um pincel ou uma escova maior, dependendo das dimensões da planta. Verifique se há fungos ou sinais de doença começando a aparecer. Livre-se daqueles que estão mortos e aplique fungicida, se necessário.

ANÚNCIO

5. Coloque no vaso novo

Nesta etapa, o vaso receptor deve estar pronto. Os recipientes de barro são recomendados para esta classe de plantas, pois ajudam a absorver a umidade excessiva. Devem ser maiores, com furos de drenagem para permitir que as raízes fiquem na mesma profundidade do recipiente anterior.

Introduza o cacto limpo e adicione a terra limpa. Durante o processo, é preciso manter o cacto preso, protegendo-se com as luvas ou o pano. Você soltará a planta quando o vaso estiver cheio e a planta na posição vertical.

6. Não regue

Quando terminar todo o processo, não regue imediatamente o cacto. O adequado é dar a ele a oportunidade de se adaptar ao novo ambiente. Depois de uma semana, a rega começa.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/10/19/plantas-descubra-como-cuidar-das-suculentas-em-formato-de-coracao-com-essas-dicas-simples/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/10/18/plantas-6-pragas-que-voce-pode-encontrar-em-suas-suculentas-e-como-combate-las/

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias