As suculentas possuem raiz, talo ou folhas engrossadas e, nos últimos tempos, estão cada vez mais em alta quando o assunto é decorar toda a casa com plantas. Elas exigem poucos cuidados e também se adaptam a qualquer ambiente.
ANÚNCIO
Existem diversas espécies de suculentas que você pode escolher cultivar. Entre elas, está a suculenta em formato de coração, nativa da África do Sul. De acordo com o portal Mejor Con Salud, esta planta se caracteriza por crescer sem caule e atingir 7,5 centímetros de altura.
É uma planta muito fácil de cultivar em casa e requer pouca manutenção. Por isso, que tal descobrir algumas dicas simples de cuidados com as ‘suculentas de coração’ agora mesmo? Confira 7 a seguir, segundo a mesma fonte mencionada acima.
1. Prepare uma boa drenagem
A drenagem é fundamental para este tipo de planta, pois a raiz pode apodrecer se a água ficar estagnada. Sendo assim, recomenda-se colocar uma camada de areia grossa ou pedras finas na base interna do vaso.
O primeiro absorverá o excesso de água, enquanto se optar pelo segundo evitará sua estagnação. Da mesma forma, é preciso certificar-se de que os orifícios não estejam bloqueados.
2. Cuide da iluminação
O sol da manhã ou da tarde é ideal para esses tipos de plantas. Evite expô-las ao sol do meio-dia, pois podem queimar as folhas. Contudo, se você decidir mantê-las dentro de casa em vez de uma janela, nada acontece. Apenas o seu crescimento será mais lento.
3. Use um substrato específico
As suculentas de coração prosperam melhor em solo poroso e arenoso que facilita a ventilação e a drenagem, semelhante ao solo usado para cactos cultivados em casa. Vale lembrar que essas plantas não precisam ser replantadas com frequência, por isso podem ficar no mesmo vaso por anos.
ANÚNCIO
Elas crescem selvagem em fendas rochosas ensolaradas, secas e necessitando de proteção apenas dos níveis excessivos de umidade do inverno.
4. Regue apenas quando necessário
Nestes casos, a observação funcionará a seu favor. A maioria das suculentas, incluindo esta variedade, requerem pouca rega para evitar que a sua pele exterior se quebre e provoque cicatrizes que estimulam o surgimento de fungos e bactérias.
Por exemplo, no verão, regue-as apenas quando notar que as folhas começam a murchar. No inverno, você pode fazer isso com mais frequência, mas somente depois que as folhas da estação anterior secarem.
5. Utilize um fertilizante e composto específicos
Alimente a suculenta de coração uma vez por ano durante os meses de agosto a março, que é sua estação de crescimento. Faça isso com fertilizante especial para suculentas. Geralmente são pobres em nitrogênio e possuem os micronutrientes e oligoelementos necessários.
Ao utilizar o composto ou fertilizante, recomenda-se diluí-lo até metade da concentração indicada no rótulo. A fertilização deficiente inibe o crescimento de outras vegetações.
6. Certifique-se de que a temperatura está ideal
A temperatura na qual a suculenta de coração fica confortável é de 10 a 12 graus Celsius, por isso é recomendável mantê-la fresca e à sombra durante o verão. Esta é uma planta mais ativa do final do inverno ao final da primavera.
7. Estimule sua reprodução
Esta planta pode se reproduzir por estacas ou sementes. Se optar pela primeira forma, lembre-se que a muda deve ser de planta-mãe adulta. Corte uma folha inteira e uma pequena porção da raiz, transfira para um vaso e regue com um borrifador.
Se escolher a semente, deve cobrir o vaso com uma fina camada de terra, umedecê-lo com água limpa e fresca e incorporar um fungicida para prevenir fungos. Durante os primeiros 3 dias, cubra o vaso com uma folha filme transparente e depois de algum tempo substitua por um pano leve.
Pulverize 1 ou 2 vezes ao dia durante duas semanas. Neste momento, a semente deve ter germinado. Em seguida, continue regando com o pulverizador, mas a cada 3 dias até que fiquem de bom tamanho.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.