As suculentas possuem raiz, talo ou folhas engrossadas, e estão cada vez mais em alta quando o assunto é decorar a casa com plantas. Elas exigem poucos cuidados e também se adaptam a qualquer ambiente.
ANÚNCIO
No entanto, assim como diversas outras plantas, as suculentas não estão isentas das pragas que podem causar consequências como fraqueza, manchas e feridas.
Por isso, que tal conhecer algumas dessas pragas agora mesmo, além de como combatê-las? Confira 6 a seguir, de acordo com o portal Mejor Con Salud (texto em espanhol):
1. Cochonilha
A cochonilha é uma das pragas mais perigosas das suculentas. Ela secreta bolsas de ovos que parecem ser uma substância felpuda, capaz de causar fuligem ou fungo preto. Esse tipo de cochonilha é esbranquiçada, cinza claro ou marrom, e mede até 4 milímetros. Aglomera-se sob as raízes ou na parte inferior das folhas.
Para salvar a planta, é preciso considerar a doença a tempo. Portanto, se puder, limpe a área afetada com um cotonete ou algodão embebido em sabão de potássio ou álcool.
2. Escala do escudo
Insetos escamados aderem à superfície das suculentas para se alimentar da seiva. Você os coloca em áreas sombreadas e os reconhece por suas escamas marrons.
Com sua concha, eles se protegem dos inseticidas, por isso é preciso eliminá-los com um objeto pontiagudo. Às vezes, a adesão é tão forte que, ao retirá-los, fica um buraco na planta. Neste caso, cure a ferida aplicando canela em pó.
ANÚNCIO
3. Gorgulhos
Gorgulhos ou pequenos besouros são pragas de suculentas que comem as raízes ou folhas. É possível vê-los em diversos tamanhos e formatos, agindo desde que são larvas. À medida que crescem, o focinho aumenta e atacam até a planta murchar.
O método mais eficaz para curar a infestação desta praga é com inseticidas contendo óleo de nim. De acordo com um artigo da revista Vinculando, suas propriedades inibem o desenvolvimento de ovos, envenenam larvas e são eficientes na defesa das plantas contra desfolhadores.
4. Formigas
Embora não sejam exatamente uma praga, um exército de formigas pode colocar suas suculentas em risco. Sua presença é sinal de outros males que a espécie sofre. Além do mais, muitas vezes perfuram as folhas.
Ele os chama de néctar da floração e de substâncias doces secretadas por alguns insetos, como as cochonilhas. Da mesma forma, transportam pragas de uma planta para outra.
O primeiro passo para combatê-las é eliminar qualquer praga que a suculenta possa ter. Complemente com isca ou diatomita. Este último é considerado um protetor vegetal contra fungos e insetos, segundo publicação da revista Tecnicaña.
5. Pulgões
Os pulgões são insetos em forma de gota de cor amarela, preta ou verde. Eles medem alguns milímetros e sobrevivem absorvendo o suco dos caules e folhas. Assim como as cochonilhas, eles liberam uma substância açucarada que atrai formigas.
Os pulgões preferem flores para abrigo e propagação de mofo. Eles tendem a deformar a suculenta, que vai morrendo apresentando rosetas e reviravoltas. Para combatê-los, pode-se fazer uma mistura de álcool 70% diluído em água e borrifado com borrifador. Faça à noite, para o sol não queimar as folhas.
Uma segunda opção é a combinação de alho, pimenta malagueta e hortelã, fervida e descansada para regar a planta com sua água por 5 dias. Faça isso até que a praga desapareça.
6. Lesmas e caracóis
As lesmas e caracóis geralmente são pragas externas que escolhem ambientes úmidos e escuros para se reproduzir. As lesmas não têm conchas, enquanto os caracóis têm. Eles vêm comer a planta inteira.
Você pode movê-los para outro local e cercar a suculenta com cascas de ovo ou armadilhas de cerveja nas quais eles caiam facilmente. Os tratamentos vendidos nas lojas também funcionam.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.