Saúde e Bem-estar

5 dicas simples e infalíveis para evitar a transpiração excessiva

Sempre que possível, é melhor escolher roupas feitas de materiais naturais, como algodão, por exemplo.

Suor
Reprodução/Pexels (pexels.com)

A transpiração excessiva é um problema que acomete diversas pessoas ao redor do mundo e que pode surgir em diferentes regiões do corpo, como axilas, mãos e costas, por exemplo. É uma condição causada por diversos fatores, por isso, a consulta com um especialista é sempre importante ao menor sinal.

ANÚNCIO

No entanto, existem algumas dicas simples – e infalíveis – que podem ajudar a evitar a transpiração excessiva. Sendo assim, que tal conhecer algumas delas agora mesmo para aplicar em seu dia a dia? Confira 5 a seguir, de acordo com o portal Melhor Com Saúde:

1. Mantenha uma higiene adequada

Os hábitos de higiene não podem impedir a transpiração excessiva, mas são decisivos para que não apresentem odores desagradáveis. Sendo assim, as pessoas com hiperidrose devem tomar banho diariamente, até duas vezes por dia, para manter a pele livre de bactérias. O uso de sabonete deve ser apenas uma vez por dia. No segundo banho, é melhor optar por uma esponja esfoliante suave.

2. Use roupas apropriadas

O uso de roupas feitas de materiais sintéticos, como nylon e poliéster, por exemplo, pode piorar a transpiração excessiva. Como não são respiráveis, retêm a umidade e podem aumentar os problemas de temperatura e odor. Por isso, sempre que possível, é melhor escolher roupas feitas de materiais naturais, como algodão.

3. Aumente o consumo de zinco

Os alimentos ricos em zinco, bem como gotas e suplementos em cápsulas, colaboram de forma significativa para evitar a transpiração excessiva. Este mineral revitaliza as enzimas do sistema imunológico responsáveis pela hidratação da pele. Portanto, a segregação de fluidos irá para um segundo plano.

4. Elimine alguns alimentos de sua dieta

A dieta afeta muito o surgimento da transpiração excessiva. Comer alguns alimentos estimulantes ou irritantes aumenta a tendência a sofrer deste problema e maus odores corporais. Por isso, o melhor é limitar a ingestão de especiarias, cebola, alho e cafeína, bem como álcool e excesso de sal.

5. Escolha o desodorante certo

Existe uma ampla variedade de produtos desodorantes e antitranspirantes que neutralizam a transpiração. Contudo, para ser eficaz, é importante escolher o mais apropriado, como aqueles à base de ingredientes naturais, sem perfumes. Algumas apresentações possuem aditivos químicos e fragrâncias que produzem irritação e mais odor.

ANÚNCIO

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/09/28/alivie-o-desconforto-das-varizes-naturalmente-adicionando-estes-5-habitos-no-seu-dia-a-dia/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/09/27/e-assim-que-voce-pode-proteger-a-sua-pele-contra-os-efeitos-do-ar-condicionado/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias