Na última quarta-feira, 20 de setembro, a cantora e compositora Luísa Sonza, de 25 anos, anunciou o término de seu relacionamento de quatro meses com o influencer Chico Moedas, 27, durante sua participação no programa Mais Você, comandado pela apresentadora Ana Maria Braga.
ANÚNCIO
Logo em seguida, a artista resolveu abrir o coração e ler ao vivo uma carta que escreveu após o rompimento, que falava sobre traição. “Intensa demais? Intenso demais é alguém que larga tudo o que prometeu, se propôs, construiu a dois, por um momento no banheiro sujo de um bar” dizia um trecho do texto.
No entanto, como lidar com uma traição? Isto não é tarefa fácil e se recuperar depois desse episódio pode ser ainda mais difícil.
Contudo, mesmo que ser invadida por sentimentos como tristeza, raiva e frustração seja comum no começo, é importante levantar a cabeça, se recuperar e seguir em frente. Por isso, que tal descobrir as melhores maneiras de fazer isso? Confira 5 a seguir, de acordo com Kristin A. Meekhof, no portal Psychology Today:
1. Entenda que a traição é uma questão de confiança
Não importa as circunstâncias que levaram a traição, por trás do drama e das lágrimas está a confiança. Você sentiu que poderia confiar no seu parceiro para cuidar dos seus melhores interesses.
E, quando descobre o contrário, isso tem um impacto em vários níveis (mente, corpo). Devido ao fato de que a confiança está envolvida, não é incomum que você pense em outras ocasiões em que sua confiança foi comprometida. E você pode reviver essas circunstâncias agora.
2. Perdoa a si mesma
Quando uma traição acontece, muitas vezes, a pessoa traída sente culpa por se envolver na situação ou se conectar com aquele parceiro.
ANÚNCIO
No entanto, quando você vai contra o seu melhor julgamento ou ignora o “pressentimento” que tinha, se sente emocionalmente esgotada. Portanto, uma das melhores formas de se recuperar é iniciar o processo de perdoar a si mesma. Se não consegue o fazer totalmente, comece a se livrar de uma pequena parte disso.
3. Busque orientação profissional
Dependendo da gravidade da traição e de como ela foi descoberta, o corpo pode processá-la como um evento traumático. Se isso acontecer, significa que isso pode causar respostas físicas desagradáveis, como dores de cabeça e tensão muscular. Esses são sinais de que o corpo está sob pressão e profissionais licenciados são treinados para ajudá-la a controlar o estresse.
4. Enxergue a traição como uma perda real
Por causa das complexidades da traição, pode parecer quase como a morte. Não é uma morte real, mas pode ter elementos de perda. Portanto, é natural que seu corpo e mente comecem a passar por estágios de luto. Sendo assim, é importante tratar isso como uma perda. Enfrentá-la como tal irá ajudá-la a gerir melhor suas emoções.
5. Aprenda a lição
Sempre que acontece uma traição, o que resta é uma oportunidade de profundo crescimento pessoal. No entanto, para que essa transformação comece, você deve estar disposta a se abrir para a possibilidade de haver uma lição.
É fundamental abandonar os mecanismos de defesa, como a culpa, por exemplo, porque enquanto você apontar o dedo para a outra pessoa ou para si mesma, impedirá sua capacidade de aprender.
A lição pode ser confiar em seu instinto e não ignorar suas primeiras impressões ou pode ser que existem pessoas gentis no mundo que a apoiam quando você sente que perdeu tudo. E se decidir perdoar a outra pessoa, nunca esqueça a lição.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.