Estilo de Vida

Será possível salvar um relacionamento após uma traição? Veja o que dizem os especialistas

Uma infidelidade pode afetar a relação do casal, mas mesmo assim é possível reparar o dano

Indifelidad
Infidelidade Quando se é vítima de uma traição, deve-se repensar para onde vai sua relação agora (Freepik)

A infidelidade sempre foi e sempre será uma das coisas mais dolorosas e prejudiciais que muitas relações enfrentam.

ANÚNCIO

Esta traição pode ter diferentes efeitos psicológicos na parte que sempre foi fiel, ao ponto de cair na culpa, depressão, perda de confiança e mais. Reestabelecer a relação como era antes da traição tem muitas implicações e a pergunta mais difícil é se isso é possível.

É importante entender que para muitos casais, uma aventura pode destruir a relação para sempre, mas também pode sobreviver se ambos desejarem.

Micro infidelidad
Infidelidade Não deixe passar os sinais de infidelidade (Freepik)

Reparar uma relação após a infidelidade só pode ocorrer se o traidor realmente se arrepender da aventura e não culpar o outro por isso. Primeiro, é necessário definir o que se considera uma infidelidade.

A infidelidade aparece de muitas formas. Algumas pessoas, consciente ou inconscientemente, usam a traição como uma forma de terminar um relacionamento. Outras trapaceiam quando procuram validação ou satisfação em uma relação externa, enquanto outras podem ser impulsivas e aproveitar as oportunidades para uma gratificação imediata.

Existem várias razões pelas quais uma relação pode não sobreviver à infidelidade, como quando a traição é muito dolorosa ou quando ambos os parceiros não estão comprometidos em reparar o dano.

Formas de salvar uma relação após trair

Micro infidelidad
Infidelidade você pode detectar a infidelidade (Freepik)

Existem passos que você pode seguir para reconstruir sua relação se ambos, você e seu parceiro, estiverem dispostos a fazê-la funcionar. O primeiro que você deve fazer é refletir sobre como você se sente. Tire um tempo para si mesmo e para processar suas emoções. Você está disposta a investir tempo para curar a sua relação? Você acha que é algo que seu parceiro fará novamente? Você deve ser honesta consigo mesma e com seu parceiro se quiser seguir em frente. Agora é o momento da transparência.

ANÚNCIO

Certifique-se de que haja remorso

De acordo com Jen Elmquist, especialista em relacionamentos e coapresentadora do Evine After Dark, é necessário que haja um nível adequado de arrependimento por parte daquele que enganou. Não pode ser algo diante do qual seja indiferente.

Você deve estar disposta a perdoar

Heather Wilson, médica experiente no cuidado da saúde mental e Diretora Executiva da Epiphany Wellness explicou que se você quiser reparar uma relação, é importante lembrar que o perdão não é um sinal de fraqueza; é um sinal de força. É preciso coragem para perdoar alguém que te machucou.

Pareja
Casal Uma infidelidade muda por completo a dinâmica (Freepik)

Certamente, perdoar não significa esquecer nem desculpar a infidelidade, mas sim deixar de lado a raiva e o ressentimento para poder prosseguir. Isso não só é benéfico para a pessoa que você perdoa, mas também para sua própria tranquilidade.

Evite tentar racionalizar ou justificar a traição

Embora seja sobre não guardar rancores e procurar soluções, nunca tente racionalizar ou justificar a traição. De acordo com a psicóloga clínica Krista Jordan, isso só atrapalha os esforços para eventualmente consertar as coisas.

Além disso, sugere-se recorrer a aconselhamento individual e de casal, pois isso ajudará a entender o que levou uma das partes a enganar e a quem foi fiel, a entender que não é culpa deles e que é um trabalho de ambos manter a relação e lutar por ela. A terapia individual e de casal também mostra um compromisso de realizar mudanças para que isso não aconteça no futuro.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias