Embora pareça estranho, há casais infelizes que não terminam sua relação. Por medo, hábito, pressão social... mas a realidade é que nada disso é suficiente para sacrificar sua própria satisfação pessoal.
ANÚNCIO
Quais são as razões inválidas para continuar em uma relação que te deixa infeliz?
O medo à solidão é um dos indicativos claros de dependência emocional. Quando usamos isso como desculpa para não dizer adeus, percebemos que na verdade não estamos lá por amor, mas para lidar com nossos demônios ou carências internas. O apego, o medo a mudanças e o otimismo tóxico também precisam ser deixados de lado.
Existe outra dependência muito relevante, especialmente entre as mulheres, que é a econômica. Muitas pessoas acham difícil terminar sua relação quando suas finanças podem ser afetadas pela separação, mas nunca é tarde para ganhar mais independência e autonomia.
Outro aspecto muito comum mencionado por pessoas nesta situação é o tempo investido e os obstáculos superados para ficarem juntos. Embora possa ser verdadeiro e pareça muito romântico, nada disso faz sentido se, no final do caminho, o amor acabou. É preciso sair da zona de conforto, pois não é justo viver seu dia a dia com peso por medo do fracasso.
Filhos e a pressão social ou familiar também é muito relevante na conversa. Passar tantos anos juntos e construir um projeto de vida pode ser muito complicado deixá-lo para trás, mas se você estiver satisfeito individualmente, suas relações com seus filhos, amigos e familiares também serão melhores. Afinal, quem realmente te ama só quer que você seja feliz, independentemente de ter ou não um parceiro.
Culpa e desconforto. Sim, terminar um relacionamento tão sério requer conversas desconfortáveis, mudanças, alterações no estilo de vida, magoar o outro... É uma nova realidade que pode ser abrangente. Normalmente, há situações que despertam sentimentos de tristeza para a outra pessoa, mas pior ainda é viver enganado e desperdiçar anos valiosos.