Estilo de Vida

Assédio familiar: como saber quando o inimigo está em sua própria casa

Crianças, adultos, idosos, qualquer um pode ser vítima deste tipo de violência e aqui nós ensinamos como identificá-la

Acoso familiar: y cómo saber cuándo el enemigo se encuentra en tu propia casa
Assédio familiar: como saber quando o inimigo se encontra na sua própria casa Deve denunciar quem cometeu o abuso e buscar ajuda de especialistas (Foto: Unsplash)

Quando se fala de assédio, sempre se pensa em uma escola e um grupo de crianças atacando outra, ou de uma pessoa estranha humilhando e aborrecendo outra, no entanto, o assediador muitas vezes pode estar dentro da família e é mais comum do que podemos imaginar.

ANÚNCIO

De acordo com os especialistas de psicologia, o assédio familiar é uma forma de violência psicológica que ocorre dentro do lar e afeta milhões de pessoas ao redor do mundo.

É possível manifestar-se de diversas maneiras, como, por exemplo: insultos constantes, humilhações, ameaças, isolamento social, controle excessivo, chantagem emocional, entre outros.

As vítimas podem ser crianças e adultos e podem vir de parte dos pais e filhos, parceiros, irmãos, avós, tios, primos etc. Não distingue gênero, classe social, raça ou cultura.

Tipos de abuso dentro da família

De acordo com o portal Psicologística, existem 5 maneiras de identificar quando somos vítimas de assédio familiar:

Abuso emocional

Isso acontece quando uma pessoa utiliza palavras ofensivas, desqualificações, humilhações, ameaças ou chantagens para controlar outra. Pode incluir o isolamento social, a manipulação e o controle financeiro.

Abuso físico

Refere-se a qualquer tipo de agressão física, como socos, empurrões, arranhões, chutes e queimaduras, entre outros. Isso pode causar lesões graves e até mesmo a morte.

ANÚNCIO

Abuso sexual

É uma das mais graves e ocorre quando uma pessoa obriga outra a participar de atividades sexuais não desejadas ou a presenciar atos sexuais. Pode também incluir assédio sexual, exploração sexual e tráfico de pessoas.

Negligência

Refere-se à falta de atenção e cuidado para com um membro da família, especialmente se for uma criança ou uma pessoa idosa. Isso pode incluir a falta de alimentos, roupa, habitação, educação ou atendimento médico adequado.

Abuso psicológico

Isso acontece quando uma pessoa ameaça causar dano a outra ou a alguém que ela ama, como seus filhos ou animais de estimação. Também pode envolver o uso de armas ou a destruição de objetos pessoais.

Consequências do abuso familiar à saúde mental

Já identificados os elementos da violência familiar e quem pode cometê-la, mas quando isso acontece é importante ter claro quais são as consequências sofridas por uma vítima.

Ansiedade

O assédio que vem da família pode causar uma sensação constante de medo e insegurança, o que pode levar à ansiedade. As pessoas afetadas podem se sentir nervosas, tensas ou preocupadas com eventos futuros. Também experimentam sintomas físicos como suores, tremores ou palpitações.

Depressão

Esta forma de violência afeta a autoestima e a confiança da pessoa afetada. Isto pode levar à depressão, que é caracterizada por sentimentos de tristeza, desesperança e falta de energia. Além disso, têm dificuldade em desfrutar das atividades que antes lhes agradavam e podem sentir-se isoladas socialmente.

Estresse Pós-Traumático

Essas situações são traumáticas para as pessoas, especialmente se tiverem ocorrido durante um longo período de tempo. Isso é caracterizado por lembretes persistentes e perturbadores do evento traumático, pesadelos, flashbacks e evitação de situações que lembram o evento.

Baixa autoestima

Esta situação afeta a forma como as pessoas se veem a si mesmas. Eles podem sentir-se indefesos, sem valor ou incapazes de enfrentar a situação. Isso pode levar a uma baixa autoestima e sentimentos de vergonha, o que por sua vez pode afetar a forma como interagem com outras pessoas.

Recomendação

O aprendizado é que ninguém pode causar dano a uma pessoa, independentemente de qualquer relação de parentesco entre eles.

É necessário que, quando isso acontecer, possamos identificá-lo e procurar ajuda com profissionais se estiver experimentando alguns desses sintomas para que possam ser adequadamente gerenciados e para se recuperar do trauma da violência familiar.

Tags


Últimas Notícias