O yoga é uma prática bastante popular que tem como objetivo principal trabalhar o corpo e a mente com exercícios que ajudam, por exemplo, no combate às dores no corpo, estresse e ansiedade.
ANÚNCIO
Além do mais, o yoga proporciona sensação de bem-estar e disposição, se tornando uma ótima opção para ajudar no descanso profundo e revigorante. Por isso, nada melhor do que chegar em casa após um dia cansativo e fazer alguns exercícios de yoga para conseguir relaxar plenamente.
Sendo assim, que tal conhecer exercícios de yoga para descansar melhor? Confira 6 a seguir, de acordo com o portal Melhor Com Saúde:
1. Chandra Bhedana
A narina esquerda está ligada à energia refrescante do corpo, enquanto a direita à energia térmica. Essa respiração por meio do orifício esquerdo auxilia no afastamento do estresse da mente.
De forma simultânea, a respiração massageia órgãos relacionados ao sono, levando-os a encaminhar mensagens de relaxamento para a mente e facilitando o descanso.
Para fazer este exercício, primeiro você precisa sentar-se em uma postura confortável. Em seguida, faça o mudra do cervo com a mão direita, pressione a narina direita com o polegar e inspire pela esquerda.
Na sequência, pare de pressionar a narina direita, pressione a esquerda com o dedo anelar e expire pela direita. Respire por 1-3 minutos.
ANÚNCIO
2. Padangusthasana
Este exercício de yoga estimula o fígado e os rins, ativando o sistema nervoso parassimpático, responsável por liberar a tensão e colocar o corpo em um estado de sono.
Para realizá-lo, fique em pé com os pés afastados na largura dos quadris. De forma gradual e sem perder o controle, incline a parte superior do corpo para frente. Segure firme os dedões dos pés com os dedos indicador, médio e polegar de cada mão.
Flexionando os cotovelos, puxe a parte superior do corpo para baixo, abaixando a cabeça e relaxando-a, juntamente com o pescoço. Respire profundamente e continuamente por 1-3 minutos.
3. Agnistambhasana
Ao afrouxar o quadril, o corpo responde liberando a tensão de outros músculos e órgãos, e preparando o organismo para o período de sono. Para fazer este exercício, primeiro estenda a perna esquerda para frente e dobre-a 90º no nível do joelho.
Depois, flexione o pé direito e coloque-o em cima do joelho esquerdo, para que a perna direita descanse em cima da esquerda. Se essa postura causar dor na articulação do quadril, aproxime o pé esquerdo da pelve.
Leve as mãos para frente enquanto expira, aumentando o alongamento. Mantenha a postura por cerca de 1 minuto e alterne as pernas.
4. Uttana Shishosana
Este alongamento passivo das costas ajuda a melhorar a circulação sanguínea, além de aliviar a tensão e abrir os ombros. A massagem suave, causada pelo contato da testa com o solo, estimula também a hipófise, que controla a melatonina e o ciclo do sono do corpo.
Para fazê-lo, comece com a barriga virada para baixo apoiada nas mãos e nos joelhos (separados logo abaixo do quadril). Mantendo o quadril sobre os joelhos, leve as mãos para frente e mantenha os cotovelos erguidos, sem encostar no chão, enquanto descansa o peito e atesta levando-os para baixo.
Massageie a testa da esquerda para a direita para aliviar a tensão facial. Fique nesta postura por 1 minuto, aproximadamente, e solte, trazendo o quadril de volta.
5. Viparita Karani
Esta postura permite focar no relaxamento consciente do alongamento, preparando a mente para dormir. Ela possui também o beneficio extra de drenar o sangue das pernas e refrescar o sistema circulatório.
Para realizá-la, coloque um bloco de yoga ou um reforço a 10cm da parede. Adicione o sacro em cima do reforço. Traga os braços para os lados, com as palmas voltadas para o céu. Mantenha essa postura por 5-15 minutos.
6. Visualização
No decorrer do dia, a maioria das pessoas têm que estar atentas ao entorno, fazendo com que o chakra da testa fique totalmente ativado. À noite, a energia reduz e a atenção muda para a região do pescoço.
Se imaginar uma esfera dourada na altura da garganta, terá sensação harmoniosa de paz e tranquilidade. Por isso, para fazer este exercício, basta sentar-se em uma postura confortável, juntar as palmas das mãos na altura do peito, concentrar e se deixar relaxar.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.