Saúde e Bem-estar

Gravidez: Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar você a gerenciar o estresse neste período

É fundamental não reprimir os estados emocionais por medo ‘do que vão pensar’ ou de parecer fraca, por exemplo.

Gravidez
Reprodução/Pexels (pexels.com)

A gravidez é uma das coisas mais especiais que podem acontecer na vida de uma mulher. Ela significa carregar no vente uma pessoa que, embora você ainda não conheça, já consegue amá-la incondicionalmente.

ANÚNCIO

No entanto, é preciso esclarecer que os meses de gestação não são fáceis e vêm acompanhados de diversos momentos de desconforto para as mamães, como enjoos, aumento de peso e estresse constante, em muitos casos.

Este último, por si só, já é fundamental que seja gerenciado em qualquer ser humano. No caso de uma mulher grávida, é ainda mais importante. Por isso, que tal conhecer estratégias simples que podem ajudar você a lidar com o estresse durante a gestação? Confira 5 a seguir, extraídas do portal Melhor Com Saúde:

1. Converse com outras mulheres grávidas

O apoio social demostrou ser um ótimo amortecedor do estresse em qualquer pessoa. Em relação às gestantes, observou-se que o convívio com outras mulheres na mesma situação diminui significativamente os níveis de estresse.

Isto acontece porque as relações sociais permitem o compartilhamento de experiências e também as ouvir, se expressar emocionalmente e obter esforços sociais positivos que aumentam a serotonina naturalmente.

2. Terapia do riso

O humor e o riso são poderosos compostos antiestresse. Portanto, sempre que tiver a oportunidade, coloque um vídeo divertido, assista um filme que a faça rir ou apenas gargalhe um pouco com seu parceiro, mesmo sem um motivo aparente.

3. Mindfulness

A prática da atenção plena também pode ajudar a gerenciar o estresse na gravidez. Trata-se de realizar exercícios que permitem concentrar a atenção no ‘aqui e agora’, sem fazer nenhum julgamento. Isto ajuda a afastar das ruminações, culpas e preocupações, conectando você à realidade presente.

ANÚNCIO

4. Seja realista

Os pensamentos podem ser prejudiciais na gestação. A culpa é um clássico. Portanto, tentar diminuir as exigências e ser mais permissiva consigo mesma é muito importante. As pressões causam apenas ansiedade.

5. Expresse suas emoções

É fundamental não reprimir os estados emocionais por medo ‘do que vão pensar’ ou de parecer fraca. Grávidas enfrentam uma infinidade de emoções, sendo algumas bastante desagradáveis. Portanto, se o corpo pedir para que você chore, não se contenha. O que é armazenado apenas aumenta o estresse.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/08/29/5-dicas-para-conseguir-manter-o-bom-aspecto-do-pescoco-e-se-livrar-das-rugas-flacidez-e-manchas/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/08/28/esses-sao-os-alimentos-que-voce-deve-evitar-para-dizer-adeus-ao-envelhecimento-precoce/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias