A gastrite é uma inflamação que acontece no revestimento do estômago e pode ser causada por uma variedade de fatores. É um problema que atinge diversas pessoas e seus sintomas geralmente são caracterizados por dor intensa, azia e queimação.
ANÚNCIO
É muito importante que, ao menor sinal de gastrite, um médico especialista seja consultado para início do tratamento adequado. Entretanto, existem alguns hábitos diários ruins que também devem ser evitados se você sofre com esta condição.
Sendo assim, que tal conhecer alguns deles para deixar de lado agora mesmo? Confira 4 a seguir, extraídos do portal Melhor Com Saúde:
1. Consumir alimentos e substâncias irritantes
O consumo de alimentos e substâncias irritantes prejudica ainda mais a mucosa digestiva já inflamada e piora os sintomas da gastrite. As substâncias irritantes incluem cigarro, álcool, café e chá.
No caso das bebidas alcoólicas, pode-se substitui-las por sucos naturais à base de frutas e vegetais. Especiarias como mostarda, pimenta e gengibre, por exemplo, também pode ser irritantes, assim como o açúcar e alimentos açucarados, que podem causar danos a longo prazo.
2. Comer incorretamente
Se você sofre de gastrite aguda ou crônica, deve reaprender a comer. Como fazer cinco refeições por dia em menor quantidade e evitar comer demais, pois isso dificulta a digestão e piora a gastrite. Além do mais, é importante mastigar bem cada alimento para que, ao engolir, seja como se estivesse ingerindo um líquido.
3. Abusar de antiácidos
Sejam medicamentos ou remédios à base de bicarbonato de sódio, é aconselhável consumi-los somente de vez em quando. Os antiácidos não são a solução para o problema.
ANÚNCIO
Além do mais, a longo prazo, podem até prejudicar o sistema digestivo, pois interferem nos sucos gástricos e podem predispor a sofrer de outras doenças digestivas graves futuramente.
4. Não se atentar ao estresse
A maioria das pessoas sabem que o estresse prejudica a saúde integral. Essa alteração nervosa aumenta os ácidos gástricos que causam essa condição digestiva. Por isso, um tratamento completo da gastrite deve ser acompanhado por novos hábitos no estilo de vida, destinados a relaxar.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.