Para muitas pessoas, o cabelo reflete diretamente na autoestima, humor e até autoconfiança. Por isso, é muito importante mantê-lo sempre bem cuidado e saudável, para evitar também alguns problemas como doenças capilares, queda e o proteger de fatores externos, por exemplo.
ANÚNCIO
No entanto, é preciso estar atenta, pois existem erros que parecem simples, mas que quando são cometidos diariamente e a longo prazo, podem acabar deteriorando e comprometendo a saúde do seu cabelo.
Por isso, que tal descobrir alguns desses erros para evitar cometê-los a partir de hoje e manter o seu cabelo cada dia mais lindo e saudável? Confira 7 a seguir, extraídos do portal Melhor Com Saúde:
1. Lavar o cabelo diariamente
Lavar os fios diariamente pode acabar com os óleos naturais que protegem as raízes. Ao mesmo tempo, esta situação aumenta o risco de ressecamento e queda em excesso. Por isso, para manter o cabelo saudável e hidratado, é melhor optar por lavá-lo um dia sim e outro não.
2. Não cortar as pontas
Cortar as pontas do cabelo regularmente, pelo menos a cada dois meses, é essencial para mantê-lo forte e saudável. Ainda que pareça algo sem importância, deixar os fios crescerem com pontas danificadas lhes darão um aspecto mais ressecado e quebradiço.
3. Usar condicionador excessivamente
A aplicação regular do condicionar auxilia a manter o cabelo com brilho e sedoso. Entretanto, usar este produto constantemente e em grandes quantidades, provoca reações indesejáveis que fazem os fios parecerem sujos e sem vida.
4. Superaquecer os fios
É bastante comum usar elementos de calor, como chapinha e secador, para manter penteados espetaculares. No entanto, com o passar do tempo, o superaquecimento produz uma deterioração notável em todo o cabelo.
ANÚNCIO
5. Escolher os produtos errados
Nos últimos anos, a indústria cosmética desenvolveu uma enorme variedade de produtos para cada tipo de cabelo. Por isso, não é tão difícil escolher as opções adequadas para seu cuidado. Não considerar isto, ou usar produtos diferentes ao mesmo tempo, é um dos erros que deterioram a saúde capilar.
6. Ignorar a saúde do couro cabeludo
Os folículos pilosos que estão no couro cabeludo são os que mantêm o crescimento e a força do cabelo. Por isso, descuidar desta parte dentro da rotina aumenta o problema da queda excessiva e da perda de elasticidade.
7. Não proteger o cabelo do sol
Embora muitas pessoas pensem que este fator só impacta de maneira negativa a pele, na realidade tem muito a ver com o estado do cabelo também. Expor os fios por tempo prolongado ao sol produz desidratação das raízes, enfraquecimento e excesso de queda. Interfere também na assimilação dos nutrientes e aumenta a presença de células mortas no couro cabeludo.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.