Quantas vezes você já não olhou para um relógio digital e se deparou com uma sequência de números iguais? A crença popular nos diz que, quando isso acontece, hora e minutos iguais, é porquê tem alguém pensando em nós. Mas será que isso é verdade?
Segundo a neurocientista e pesquisadora Mellanie Fontes-Dutra, existe uma explicação bastante lógica para este fenômeno de vermos sempre a hora e minutos iguais no relógio. Em uma thread em sua conta no Twitter, Mellanie explicou tudo direitinho.
Ver horas iguais significa que alguém está pensando em ti? 👀 🤔
— Mellanie Fontes-Dutra, PhD (@mellziland) June 7, 2023
Posso não saber te responder isso (mas tens minha torcida), porém existe uma explicação científica por que algumas pessoas enxergam com frequência as famosas horas iguais (11:11, 12:12…)
Mini fio👇🏼🧶 pic.twitter.com/CJx3pJvWm0
No fio, Mellanie explica que existem algumas razões para isso. Uma delas, é que nosso cérebro está, naturalmente, sempre em busca de padrões. Outro ponto envolve a probabilidade, quanto mais vezes você olhar para o relógio, mais chances você terá de ver horas iguais.
De acordo com a pesquisadora, existe um padrão de movimento ocular chamado movimentos sacádicos, que são movimentos rápidos feitos pelos olhos e que mudam o ponto fixo de forma abrupta, ampliando nossa área de visão.
“Durante esse período, o cérebro pode ter notado (de forma não consciente) que o relógio está marcando seu número favorito, ou horas iguais… e como, por experiências anteriores, você detectar esses números gerou uma recompensa nas regiões envolvidas nisso, você tem o ímpeto de olhar para o relógio, e tornar-se consciente desse achado inusitado, parecendo coincidência”, explica Mellanie.
Se tem mesmo alguém pensando em nós quando avistamos horas iguais, isso não podemos afirmar. Mas a explicação científica de Mellanie nos ajuda a entender muita coisa e também que nem tudo na vida é mera coincidência.
· · ·
+ NOTÍCIAS:
Essas 2 suculentas roxas são as plantas que você deve ter em seu jardim em 2023
Deborah Secco conta “tática” curiosa que coloca em prática para manter a vida sexual ativa
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.