Saúde e Bem-estar

4 motivos pelos quais os cabelos brancos podem surgir mesmo quando você é jovem

Um cenário que cause muito estresse, por exemplo, pode fazer com que os folículos capilares fiquem sem melanócitos.

Mulher olhando cabelo branco

Os cabelos brancos são caracterizados pela ausência de cor nos fios. Eles geralmente surgem quando o organismo para de produzir as células de pigmento, também conhecidas como melanina, e está mais ligado ao envelhecimento humano, principalmente a partir dos 30 anos.

No entanto, é bastante comum encontrarmos pessoas mais jovens que já apresentam alguns fios brancos. Existem diversos motivos para isso acontecer e que, muitas vezes, não tem ligação com doenças graves.

Sendo assim, que tal descobrir alguns desses motivos agora mesmo? Confira 4 a seguir, extraídos do portal Melhor Com Saúde.

Recomendados

1. Estresse

Alguns cientistas da Universidade de Harvard fizeram um estudo que concluiu que o sistema nervoso simpático (responsável por responder a ameaças externas) é responsável pela descoloração dos folículos capilares, o que estimula o aparecimento de fios brancos.

Um cenário que cause muito estresse pode fazer com que os folículos capilares fiquem sem melanócitos, as células responsáveis pela pigmentação do cabelo.

2. Falta de minerais e vitamina B12

A dieta diária é um fator que pode influenciar bastante no aparecimento de fios brancos na juventude. A falta de vitamina B12, ácido fólico, ferro, zinco e vitamina D3 ocasiona na despigmentação do cabelo.

Por isso, é recomendado incluir na alimentação regular alimentos como oleaginosas, carnes magras, abacate, cereais integrais, entre outros. No entanto, é importante não ingerir em excesso nenhum desses alimentos. O segredo está no equilíbrio e em complementar a dieta com um estilo de vida ativo que inclua exercícios físicos.

3. Genética

Segundo estudo publicado pela Nature Communications, o aparecimento de fios brancos na juventude está ligado também ao DNA. Na mesma pesquisa foi identificado o primeiro gene relacionado à existência dos cabelos brancos. O nome dele é IRF4 e está envolvido na produção de melanina.

4. Doenças autoimunes

Em alguns estudos, também fica evidente uma exceção: as doenças autoimunes são capazes de causar o surgimento de cabelos brancos quando se é jovem. Isso ocorre porque o sistema imunológico ataca as células saudáveis. Estre as patologias estão o vitiligo, os distúrbios da tireoide e a anemia perniciosa.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/06/07/essas-tecnicas-simples-e-eficazes-vao-ajudar-voce-a-evitar-as-colicas-no-seu-bebe/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/06/06/8-habitos-simples-que-podem-ajudar-voce-a-prevenir-as-estrias-nos-seios/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM