Uma das principais ferramentas para melhorar nossa autoestima é colocar limites. Isso porque eles são como barreiras pessoais que nos protegem. “Dizer não é uma habilidade que precisa ser treinada. Deve ser praticado inúmeras vezes, para finalmente se sentir confortável com isso”, explica a psicóloga Iara Tormo em seu artigo publicado no “Psicologia y Mente”.
ANÚNCIO
Dizer não é justamente sobre colocar limites e não permitir que outra pessoa ultrapasse barreiras que podem nos fazer mal. Contudo, nem sempre é uma tarefa fácil e muitas pessoas nem percebem que tem dificuldade. Por isso, aqui apresentamos alguns sinais que indicam que você deve aprender a colocar limites:
- Você assume compromissos que não deseja;
- Você se sente mal constantemente por aceitar situação que não queria;
- Você se sente muito cansada por todas as responsabilidade que precisa enfrentar;
- Sente que as pessoas se aproveitam da sua bondade;
- Prefere que outras pessoas ponham limites por você.
“Dizer sim é uma posição muito confortável onde não se questiona nada. Porque ouvir a si mesmo e questionar as próprias necessidades é mais complexo... e exige dar valor ao que você precisa. Você deixa de ouvir a si mesmo para cobrir as necessidades dos outros; então, em certo sentido, você está negligenciando a si mesmo e se esquecendo de si mesmo”, enfatiza a especialista.
+ AUTOESTIMA
- 5 sintomas podem alertar de que você tem uma baixa autoestima
- Você sabe como o autocuidado afeta a autoestima?
- Os sinais que indicam que você está lidando com uma pessoa com autoestima baixa
- Hábitos para aumentar sua autoestima e que farão você uma mulher confiante
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.