Comportamento e Relacionamento

Homens têm autoestima mais elevada que mulheres, revela pesquisa

Segundo a pesquisa, 20% das mulheres sofrem com baixa estima. Enquanto os homens, a proporção é de apenas 3%

autoestima

O sistema patriarcal tem um impacto direto na forma como as mulheres se enxergam. Isso pode ser confirmado com a pesquisa do Instituto Ideia que contou com 663 voluntários.

A pesquisa revelou que apenas 3% dos homens brasileiros se acham feios e que 47% se consideram bonitos. Já uma pesquisa realizada pelo Instituto Kantar, do Ibope, mostra que as 20% das mulheres sofrem com baixa autoestima.

A psicóloga Tatiane Possani enfatiza, em entrevista ao Jornal da USP, que desde uma idade bastante precoce, as mulheres são expostas a pressões provenientes tanto do ambiente familiar quanto do social, no que diz respeito à aparência física e ao modo como se comportam, o que acaba gerando uma insatisfação corporal mais pronunciada.

Recomendados

A mídia, segundo ela, também pode influencer na baixa estima das mulheres ao divulgar padrões de mulheres irreais.

Apesar de as mulheres serem o principal alvo de propagandas publicitárias, os homens não são imunes a essas influências.

Segundo a psicóloga, “os estudos existentes mostram que os homens estão cada vez mais ocupando espaço na mídia ocidental, e algumas pesquisas sugerem que essa maior exposição pode ser prejudicial a eles, tendo consequências negativas semelhantes às das mulheres”.

+ AUTOESTIMA

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM