Ter um bebê é uma das coisas mais extraordinárias desta vida. Significa amá-lo incondicionalmente e protegê-lo com todas as suas forças. Além do mais, é sobre poder ter o privilegio de acompanhar de perto seu desenvolvimento e suas diversas transformações.
ANÚNCIO
No entanto, quando falamos no desenvolvimento do bebê, existem inúmeras maneiras de ajudá-lo neste processo, como por exemplo, com a música. A música não possui um efeito especial apenas na vida dos adultos. Ela também pode ser o auxílio perfeito para que o seu bebê se desenvolva bem e melhor.
Por isso, que tal conhecer alguns benefícios incríveis da música para o desenvolvimento do seu bebê? Confira 3 a seguir, de acordo com o portal Melhor Com Saúde:
1. Promove o vínculo afetivo
A música desenvolve um forte vínculo emocional entre mãe e filho, e também ajuda a progredir a inteligência emocional. Em um nível psicológico, estimula emoções e sentimentos que mudam o humor do bebê. Isto auxilia no autocontrole e na concentração, beneficiando seu desempenho e aprendizado.
Por outro lado, é uma boa ideia associar certas músicas ou certos tipos de música a estados afetivos ou situações específicas. Por exemplo, você pode colocar música clássica enquanto o bebê está relaxando ou fazendo algo muito gratificante. Assim, ele poderá associá-la a bem-estar.
2. Ajuda a desenvolver a linguagem
Desde os tempos antigos, a comunicação entre as mães e as crianças era através do canto, especialmente para dormir, brincar e acalmar o choro. Esta influência ainda prevalece nos dias atuais ao colocar música para os bebês.
Ouvir música ajuda as crianças a estimularem a audição e, desta forma, se preparam para enriquecer o vocabulário. Por outro lado, facilita a compreensão das palavras, uma vez que os sons são frequentemente repetidos.
ANÚNCIO
A música é o primeiro passo no desenvolvimento da linguagem. Ao cantá-la para os pequenos, eles são estimulados a se expressar e se fazer entender. Com isso, são encorajados a imitar as vocalizações e os sons que ouvem, conhecido como efeito Mozart.
3. Terapia de relaxamento
A música faz parte das terapias. Por isso, quando se trata de dormir ou quando a criança chora sem motivos justificados, alguns pais recorrem à ela para mitigar o choro, pois transmite emoções favoráveis que os ajudam a conciliar o sono.
Além do mais, diminui o nível de estresse e estimula a produção de endorfinas. Em casos em que os bebês possuem diagnósticos como dislexia ou autismo, a música pode ser utilizada como parte do tratamento para reforçar suas habilidades cognitivas.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.