Segundo a revista “Psichology Today” é possível notar quando uma pessoa tem uma autoestima forte. “A pessoa confiante é facilmente identificada e chama a atenção. Mas há um equilíbrio saudável entre muito pouco e muito valor próprio”. A publicação ainda desta que existe alguns sinais de que um indivíduo tem a dose certa de autoestima. São eles:
ANÚNCIO
- Sabe a diferença entre confiança e arrogância.
- Não tem medo de feedback.
- Não agrada as pessoas nem busca aprovação.
- Não tem medo de conflito.
- É capaz de estabelecer limites.
- É capaz de expressar necessidades e opiniões.
- É assertivo, mas não insistente.
- Não é um escravo da perfeição.
- Não tem medo de contratempos.
- Não teme o fracasso.
- Não se sente inferior.
- Aceita quem são.
É importante destacar que a grande maioria de nós não desenvolveu a autoestima na na infância. No entanto, isso não significa que devemos mantê-la baixa. Na verdade, podemos conquistar essas características citadas acima por meio de terapia psicológica e de conhecimento. A autoestima oferece diversos benefícios internos e externos. Por isso, o desenvolvimento dela nos faz pessoas mais seguras, responsáveis e mais fortes.
“Nenhuma pessoa é menos digna do que a próxima e ninguém é considerado mais importante. Saber esse detalhe é fundamental. Para se sentir mais confiante e ter uma autoestima saudável , ajuda a deixar de lado o medo de valer menos que os outros”, enfatiza a revista.