Sexualidade

Essa é a quantidade de calorias que perdemos durante uma relação sexual

Vários estudos estimam a quantidade de calorias gastas durante a relação sexual e também as posições que exigem maior esforço físico

Essa é a quantidade de calorias que perdemos durante uma relação sexual

“Fazer amor queima muitas calorias.” Essa é uma crença popular que se espalhou ao longos dos anos, mas o que é verdade sobre isso? Existem diferentes estudos científicos e médicos que podem nos ajudar a descobrir.

Segundo esta matéria publicada no site 20 Minutos, o número de calorias queimadas durante o sexo depende de vários fatores, como intensidade e duração da atividade, peso corporal e metabolismo individual. Em média, estima-se que uma pessoa pode queimar entre 50 e 150 calorias a cada 30 minutos de atividade sexual.

No entanto, é importante lembrar que o ato sexual não deve ser visto exclusivamente pelo prisma da prática de exercícios, pois sua principal função é proporcionar prazer e ligação afetiva com o casal. Além, logicamente, das funções reprodutivas humanas.

Recomendados

Estudo na Universidade de Montreal

Um estudo da Universidade de Montreal, no Canadá, revelou em 2017 que, de fato, fazer sexo queima calorias, mas certamente não tanto quanto se exercitar. Além disso, as calorias consumidas não são as mesmas por gênero.

De acordo com este estudo, em média, um homem queima cerca de 101 calorias fazendo sexo, enquanto uma mulher queima cerca de 69 calorias. Os especialistas da universidade canadense tomaram como referência uma relação sexual de cerca de 25 minutos, com prolegômenos incluídos.

Segundo um dos autores do estudo, Antony Karelis, a diferença entre as calorias queimadas por homens e mulheres é que “os homens pesam mais e, portanto, seu gasto energético é maior”.

Para comparar com a atividade física regular, 30 minutos de corrida leve equivalem a 213 calorias queimadas para mulheres e 276 calorias para homens.

Segundo outro estudo publicado na revista digital Plos One, os homens gastam em média 100 quilocalorias, enquanto as mulheres, por sua vez, gastam 69 Kcal durante a relação sexual. Assim, segundo o estudo, “para cada minuto de sexo, os homens consomem em média 4,2 Kcal e as mulheres 3,1 Kcal”, principalmente devido à diferença de peso.

As posições sexuais que queimam mais calorias

Relativamente às posições sexuais que mais queimam calorias, a plataforma online Golfsupport.com realizou um estudo com 112 casais heterossexuais em que os participantes usaram pulseiras que mediam tanto a atividade cardíaca como o consumo calórico durante meia hora de sexo.

Assim, determinaram que as posições que mais queimam calorias são, nesta ordem: 1) mulher em cima/agachamento: 224 calorias. 2) papai e mamãe com as pernas para cima, até 211 para homens e 179 para mulheres em uma sessão de meia hora. 3) de quatro: 167 calorias para homens e 149 para mulheres. Na 4ª posição está praticando sexo em pé, com 198 calorias para homens e 145 calorias para mulheres. E em 5º a Amazonas, com 139 calorias para homens e 48 para mulheres.

· · ·

+ SEXUALIDADE:

Sexo e passagem do tempo: existe limite de idade para ter relações?

Gwyneth Paltrow lança site para ajudar fãs a apimentar suas vidas amorosas

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM