Estilo de Vida

8 plantas resistentes à seca para ter em casa sem desperdício de água

A chegada do tempo mais frio no Brasil, representa também um período de seca em algumas regiões do País

8 plantas resistentes à seca para ter em casa sem desperdício de água

Os meses que abrangem as estações de outono e inverno, são conhecidos em algumas regiões do Brasil, como o período de dias mais frio e menos chuvas, o que faz com que tenhamos que economizar água em todos os aspectos possíveis.

Mas quem ama ter plantinhas em casa e no jardim, este período pode representar um desafio, afinal, as plantas precisam de água e luz para sobreviver e estarem sempre lindas e saudáveis. Por isso, separamos aqui algumas espécies que vão muito bem em tempos de seca.

Estas oito plantas serão as que te acompanharão fielmente durante o período de estiagem, mas também gostará de as ter quando voltarem as temperaturas “normais” porque são fáceis de cuidar. Mesmo que tenha acabado de começar a jardinagem ou esteja apenas a começar a encher de cor a sua casa ou varanda, pode ter a certeza de que estas oito plantas vão te economizar tempo e água.

Recomendados

1. Primavera

A buganvília é uma planta muito bonita que floresce no verão e no outono. Suas flores podem ser de diversas cores, embora o rosa seja o mais comum. Além disso, é uma planta trepadeira que pode crescer até 6 metros de altura, podendo cobrir paredes.

Além de bonita e decorativa, a primavera é capaz de sobreviver em climas secos e quentes sem a necessidade de muita água. Sua capacidade de armazenar água em seus caules e folhas a torna ideal para locais com pouca chuva. É capaz de suportar altas temperaturas, mesmo acima de 40 graus. Isso porque a planta é muito adaptável e suas folhas bonitas e coloridas servem para protegê-la dos raios solares e reduzir a perda de água.

Exemplo de bloco HTML

2. Espirradeira

A espirradeira é uma planta nativa do Mediterrâneo, com folhas perenes e flores rosas, vermelhas ou brancas, muito marcantes e bonitas.

Mas o que a torna ainda mais especial é sua capacidade de sobreviver a condições climáticas extremas. Esta planta pode suportar temperaturas de até 40 graus e períodos prolongados de seca. Assim, a espirradeira é uma planta fácil de cultivar e manter, pois precisa de pouca água para sobreviver.

Cuidado: Todas as partes da planta são venenosas. Seu consumo causa diversos efeitos colaterais como náuseas, dermatites e até parada cardíaca.

3. Oliveira

A oliveira também é uma planta de origem mediterrânea e é conhecida por sua capacidade de suportar secas e altas temperaturas, pois necessita de pouquíssima água. Ele pode sobreviver apenas com água da chuva.

Além de ser fácil de cuidar, a oliveira é uma planta muito estética que confere elegância e um toque mediterrânico a qualquer jardim ou casa. Além disso, adaptam-se a uma grande variedade de tamanhos, pelo que pode plantá-los no chão do seu jardim ou em pequenos vasos.

4. Verbena

Outra planta resistente a secas e altas temperaturas é conhecida como verbena. Esta planta nativa da América do Sul se adapta facilmente a diferentes climas e é capaz de tolerar condições mais adversas, como falta de água e altas temperaturas.

Além de ser uma planta resistente e fácil de cuidar, sua floração em tons vibrantes como rosa, roxo e vermelho a tornam uma planta ideal para dar vida e cor ao seu jardim ou terraço.

Curiosidade: As vantagens da verbena não se limitam apenas à sua resistência e beleza, pois também possui propriedades medicinais e é utilizada em remédios caseiros para aliviar dores de cabeça, febre e problemas digestivos.

5. Plantas aromáticas

Estas plantas são ideais para quem procura dar um toque verde e aromático à sua casa ou jardim, sem se preocupar constantemente com os seus cuidados, pois são resistentes a diferentes climas.

Entre as plantas aromáticas mais resistentes, encontramos a alfazema, o alecrim, a salva e o tomilho, entre outras. Todas essas plantas têm em comum a capacidade de sobreviver em climas quentes e secos.

Mas as plantas aromáticas não são apenas uma opção decorativa para a nossa casa ou jardim, mas, como no caso da verbena, também possuem propriedades medicinais e culinárias que as tornam muito valiosas. Por exemplo, o alecrim e a sálvia são ideais para temperar pratos de carne, enquanto a alfazema e o tomilho são utilizados na preparação de infusões e óleos essenciais.

Quanto aos cuidados, é importante ter em mente que não requerem rega constante. De fato, é aconselhável deixar o solo secar entre as regas.

6. Babosa

Esta planta é resistente à seca e às altas temperaturas, o que a torna uma opção muito boa para quem procura plantas fáceis de cuidar. Para mantê-la saudável e radiante, é importante saber que esta planta prefere solos secos e ensolarados e suporta muito bem o sol direto.

Certamente você conhece esta planta por suas folhas grossas e carnudas e saberá que elas estão cheias de gel que possui múltiplas propriedades benéficas para a saúde da pele, por isso é usado em muitos produtos cosméticos e de higiene pessoal.

Mas também, a babosa é uma planta muito decorativa que pode embelezar qualquer espaço da nossa casa. Suas folhas verdes e carnudas dão um toque fresco e natural a qualquer ambiente.

7. Wistéria

Wisteria é outra planta resistente a secas e altas temperaturas. É capaz de sobreviver com pouquíssima água e suportar temperaturas muito elevadas, o que a torna ideal para locais com pouca água e sol forte.

Mas, além de sua resistência, a wisteria é uma planta muito bonita. As suas folhas são de um verde intenso e brilhante, e as suas flores são de um espetacular tom violeta que conferem um toque de cor e elegância a qualquer espaço. Além disso, seu aroma doce e suave é simplesmente irresistível.

8. Cactos suculentas

Para finalizar, falamos dos cactos e suculentas, as plantas mais típicas do deserto e perfeitas para quem quer dar um toque de vida à sua casa sem ter que gastar muito tempo e água com elas.

São uma das espécies mais resistentes à seca e às altas temperaturas, não requerem muita água e podem sobreviver em condições extremas.

Além disso, cactos e suculentas são uma opção ideal para decoração de interiores devido à sua grande variedade de formas e cores. Desde pequenos cactos redondos a suculentas com folhas em forma de rosa, estas plantas dão um toque exótico e personalidade a qualquer espaço.

· · ·

+ PLANTAS E DECORAÇÃO:

A trepadeira recomendada pela Nasa e que ideal para purificar o ar do seu quarto

É assim que você deve cuidar do seu bambu da sorte para ativar os poderes da planta

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM