Saúde e Bem-estar

Será que você é emocionalmente indisponível?

É melhor entender isso antes de começar qualquer coisa

Será que você é emocionalmente indisponível?
Será que você é emocionalmente indisponível? (Reprodução: Pexels)

Se você já viu muito Sex and The City por aí, deve conhecer o termo “emocionalmente indisponível” de longe. Até porque, na série Mr. Big trazia várias bandeiras vermelhas, mostrando como tinha um comportamento agressivo, um medo irracional de compromisso e como nunca abria sua vida para ter Carrie por lá.

ANÚNCIO

Leia também:

Mulher viraliza com hack de bronzeamento artificial e preocupa pessoas

Algumas pessoas conhecem também o termo para descrever personagens tóxicos em filmes e programas de TV, mas facilmente podemos encontrar isso na vida real, já que muitas pessoas também podem estar emocionalmente indisponíveis, e a causa disso pode ser desde os apegos na infância até um trauma maior.

Uma pessoa emocionalmente indisponível é alguém que se afasta dos compromissos e relacionamentos verdadeiramente íntimos, não estando pronta para ser amada, indo desde relacionamentos românticos até platônicos em si. Até porque, podemos nos perguntar várias vezes se as pessoas com quem estamos são assim, já que isso ajuda no nosso desenvolvimento e entender também se não somos nós essa pessoa sem disponibilidade emocional.

“Há uma série de sinais que mostram que alguém não está pronto para iniciar um novo relacionamento. Os sinais podem ser completamente diferentes dependendo da raiz do problema”, diz Saied para a Glamour UK. Com isso, as pessoas bloqueiam as emoções e não se comprometem totalmente com os parceiros, outras passam a criticar várias vezes o relacionamento querendo uma perfeição que não existe.

“Muitas vezes há incerteza. Eles são hipersensíveis, são muito reativos, em vez de responsivos. Essencialmente, eles não estão prontos para os níveis de proximidade que um relacionamento envolve”, continua Saied. Por mais que as raízes possam ser diferentes, sempre há três motivos inerentes: a sensação de falta, problemas de confiança não resolvidos, e as expectativas do relacionamento em si.

ANÚNCIO

“Quando você entrar no mundo do namoro, tire o melhor de si, como sua energia, equilíbrio e felicidade”, diz Saied. “Se você contar apenas com sua aparência física, entrará em uma competição sem fim com o resto da sociedade, o que causa ansiedade. Trabalhe para ser a melhor versão de si mesmo, em vez de procurar a pessoa perfeita que pode ‘completá-lo’.· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Recomendado:

Tags


Últimas Notícias