Saúde e Bem-estar

Conheça os 6 melhores alimentos para manter uma memória saudável se você já passou dos 50 anos

A carne magra, por exemplo, possui vitamina B12 que é boa para concentração e memória

Mulher comendo
Reprodução/Pexels (pexels.com)

Ao passar dos 50 anos, é importante estar ciente de que o corpo passa por uma série de mudanças e um dos aspectos que mais se deteriora é a memória. Por isso, adotar hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas regularmente e manter uma alimentação balanceada, é fundamental.

ANÚNCIO

Uma alimentação saudável, além de oferecer ao corpo minerais, vitaminas e proteínas, também fornece nutrientes vitais para estimular o cérebro e melhorar a memória.

Sendo assim, que tal conhecer alguns destes alimentos ideais para adicionar à sua dieta do dia a dia? Confira 6 deles a seguir, extraídos do portal Nueva Mujer (texto em espanhol):

Recomendados

1. Salmão e peixe azul

O salmão, assim como outros peixes oleosos, possui ômega 3 que melhora as funções cerebrais, principalmente a memória. Além do mais, observou-se que o ômega 3 está relacionado à melhora na capacidade de processar informações.

Da mesma forma, diversos estudos relacionaram a falta de ômega 3 com o risco de sofrer de depressão e apresentar problemas de aprendizagem. Também foi determinado que este composto auxilia a retardar o declínio cognitivo como resultado da velhice e prevenir o Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas.

2. Sementes

As sementes de gergelim, chia, linho, abóbora e girassol, contêm vitamina E que previne a deterioração das habilidades cognitivas graças às suas propriedades antioxidantes, que protegem o cérebro dos danos causados pelos radicais livres.

Além do mais, também são fonte de ferro, cobre, magnésio e zinco, micronutrientes que melhoram o funcionamento dos nervos, aumentando funções cognitivas como memória e aprendizado.

3. Carne magra

A carne magra é ideal para prevenir diferentes demências, como o Alzheimer, por exemplo, graças ao ferro que fornece. Já a vitamina B12 que possui é boa para concentração e memória.

4. Cenoura

Esta hortaliça é vital para a manutenção da memória na velhice, pois melhora a circulação sanguínea no cérebro. Isto se deve à enorme quantidade de nitritos que possui e ajudam a melhorar a circulação, especialmente em partes aonde chega pouco oxigênio.

5. Brócolis

O brócolis é rico em glucosinolatos que, quando decompostos, produzem isotiocianatos, substâncias que diminuem o estresse oxidativo e reduzem o risco de doenças neurodegenerativas.

Este vegetal também possui vitamina C, flavonoides, colina e vitamina K, componentes que auxiliam a manter o bom funcionamento do sistema nervoso e das funções cognitivas. Segundo pesquisas, ele pode ajudar a aumentar a memória episódica verbal.

6. Mirtilos

Esta fruta possui flavonoides e antioxidantes, como antocianina, catequina, ácido cafeico e quercetina, que ajudam a reduzir a inflamação e o estresse oxidativo no cérebro.

De acordo com pesquisas, estes compostos possuem um efeito positivo na comunicação celular, além de aumentar a plasticidade neuronal, minimizando ou retardando algumas doenças neurodegenerativas ligadas à idade e declínio cognitivo que prejudicam a memória.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/04/11/estes-sao-os-4-motivos-pelos-quais-ter-uma-rotina-de-exercicios-constante-te-deixa-mais-feliz/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/04/10/estes-4-exercicios-sao-ideais-para-manter-a-saude-da-sua-coluna-e-prevenir-dores-nas-costas/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias