Ser mãe é uma das coisas mais especiais desta vida. Significa sentir um amor incondicional, que ensina todos os dias a perdoar, compreender e tolerar, sem esperar ou pedir nada em troca. No entanto, mesmo que bela, a maternidade exige também grande responsabilidade.
ANÚNCIO
Esta responsabilidade está nos detalhes, inclusive no caminho para o amor próprio da sua filha que começa, por exemplo, na infância, pois é quando se desenvolve a percepção por si mesmo.
Por isso, é fundamental tomar cuidado e evitar dizer algumas coisas que podem fazer com que sua filha desenvolva uma relação ruim com o próprio corpo. Sendo assim, que tal conhecer frases que NUNCA devem ser ditas à sua pequena? Confira algumas delas a seguir, retiradas do portal Nueva Mujer:
1. ‘Você não tem um corpo bonito’ ou ‘Você não tem corpo para isso’
Ao fazer comentários ásperos sobre o corpo de alguém, você está destruindo sua autoestima. Neste sentido, é preciso ser gentil e respeitosa porque as críticas levam a ansiedade, depressão e transtornos alimentares.
O que é ‘bonito’ é subjetivo e está ligado aos padrões irrealistas da sociedade. Portanto, evite fazer comentários sobre o físico em geral de sua filha e se concentre mais em suas habilidades, talentos, inteligência e quem ela é como pessoa.
2. ‘Você seria mais bonita se...’ ou ‘Você deveria se parecer com...’
Quando você começa a comparar os atributos ou defeitos de sua filha com outras pessoas, gera complexos e inseguranças. Ao invés de ensiná-la a mudar para agradar os outros, ensine-a a se aceitar com sua beleza natural e que seu valor não está centrado em sua imagem.
Além do mais, é importante não criticar outras mulheres em casa e ter cuidado com os estereótipos que sua filha consome na televisão, redes sociais, publicidade etc.
ANÚNCIO
3. ‘Você está tão gorda’
Os rótulos são outras das frases que mais destroem a autoestima das meninas hoje em dia. Isto porque, as desqualificam e as fazem assumi-los como verdade, uma vez que os adultos são o seu centro de confiança. Portanto, não enfatize o negativo e sempre faça com que sua filha veja suas qualidades. Ela começará a acreditar em si mesma graças a você.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.