O cérebro é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo. Ele é o centro de comando do sistema nervoso, responsável por controlar todas as funções, como por exemplo, a capacidade de memória, os pensamentos, a inteligência, os movimentos voluntário, a linguagem e a percepção.
ANÚNCIO
Por causa de sua importância, assim como todas as outras partes do corpo, este órgão precisa se manter forte e saudável. Uma das maneiras de fazer isto, é adicionando os alimentos certos na dieta diária, já que ela é capaz de cumprir um papel fundamental no cuidado com o cérebro.
Sendo assim, que tal conhecer alguns destes alimentos para colocar em suas principais refeições a partir de hoje? Confira 6 deles a seguir, extraídos do portal Melhor Com Saúde:
1. Mirtilos
As frutas roxas e vermelhas são fontes importantes de polifenóis, substâncias que auxiliam no combate ao estresse oxidativo. Os mirtilos, por exemplo, ajudam a prevenir ou retardar doenças cerebrais degenerativas, como o Alzheimer. A vitamina C nesta fruta possui também a capacidade de reduzir os níveis lipídicos e otimizar a função dos neurônios.
2. Brócolis
O brócolis possui vitamina K, igualmente a couve-de-bruxelas e os vegetais de folhas verdes. De acordo com alguns estudos, os resultados positivos não apenas em sua função já conhecida e indispensável na coagulação sanguínea, mas também nos tratamentos contra a doença de Alzheimer.
3. Peixes oleosos
Sardinha, atum, cavala e salmão, por exemplo, são alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, básicos para as funções neuronais. Estes nutrientes também são eficazes para retardar a progressão do comprometimento cognitivo leve e podem auxiliar na prevenção de doenças como Parkinson e Alzheimer.
4. Gema de ovo
A gema de ovo possui colina, nutriente que pertence ao grupo de vitaminas do complexo B e que fortalece a conexão nervosa dos neurônios. Os alimentos que contêm mais colina são os ovos, a carne vermelha, o amendoim, o frango, o bacalhau, o leite, a couve-de-bruxelas, o alho, entre outros.
ANÚNCIO
De acordo com alguns estudos, o aumento da ingestão de colina pode promover melhorias no desempenho cognitivo e poderia proteger contra a perda de memória.
5. Aveia
A aveia ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e o colesterol, dois parâmetros importantes para a saúde do cérebro. Além do mais, ela é uma boa aliada para o equilíbrio do sistema nervoso, pois, além de possuir vitamina B1, contém também propriedades que proporcionam a concentração e o desempenho intelectual.
6. Chocolate amargo
O cacau é rico em flavonoides, composto natural que possui efeitos antioxidantes e neuroprotetores que melhora o desempenho cognitivo e diminui o risco de demência. Além do mais, o cacau contém substâncias estimulantes, como cafeína e teobromina, que promovem a concentração.
Estudos científicos demonstraram que o chocolate amargo protege o cérebro da inflamação e dos efeitos neurodegenerativos da poluição tóxica do ar, que também atinge a função intestinal, coração e pulmões. No entanto, o chocolate, assim como qualquer alimento, deve ser consumido moderadamente, já que o excesso é prejudicial.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.