A ansiedade tem atingido inúmeros pessoas ao redor do mundo atualmente. Caracterizada por sentimentos como medo e preocupação intensa e excessiva, no momento de crise, o corpo pode apresentar sintomas como taquicardia, falta de ar e palpitações.
ANÚNCIO
A ansiedade não deve ser tratada como algo banal, mas sim, acompanhada por um profissional, capaz de entender o que a desencadeia e ajudar a diminuir seus sintomas. No entanto, algumas práticas saudáveis diárias também podem ajudar a evitar as crises.
Sendo assim, que tal descobrir algumas delas para começar a aplicar em sua rotina hoje mesmo? Confira 6 a seguir, extraídas do portal Melhor Com Saúde:
1. Realize atividades físicas
A prática de exercícios regularmente pode ajudar a melhorar a saúde física e mental. Fazer atividades auxilia no humor, previne a ansiedade e a depressão a curto e longo prazo, ou seja, os benefícios surgem após o treino e também continuamente com práticas regulares.
2. Aprenda a respirar corretamente
Um dos sintomas das crises de ansiedade é a falta de ar ou a sensação de asfixia. Neste sentido, aprender a controlar a respiração pode ajudar a evitá-las ou, se já estiver sofrendo com ela, a reduzi-la. A hiperventilação é um dos fatores que colaboram para manter a crise. Práticas como o yoga, por exemplo, se dedicam a ensinar a respirar profundamente e com toda a capacidade do corpo.
3. Mantenha uma dieta equilibrada e nutritiva
Uma dieta equilibrada e nutritiva é fundamental como complemento para qualquer tratamento médico. Existem alimentos que devem ser evitados, enquanto outros fornecem nutrientes bastante benéficos.
No caso da ansiedade, uma dieta rica em fibras e ácidos graxos essenciais é recomendada. Estes alimentos ajudam a melhorar a microbiota intestinal, relacionada à distúrbios de estresse, depressão e ansiedade.
ANÚNCIO
4. Procure remédios e suplementos naturais
Alguns remédios naturais podem ajudar no equilíbrio do sistema nervoso. Com algumas plantas medicinais, é possível alcançar estados de relaxamento e evitar crises de ansiedade. Algumas delas são: passiflora, lavanda e erva-de-são-joão. Já os suplementos, também podem ser eficazes. Entretanto, sempre tomados com receita médica.
5. Aproveite a vida
É importante se aprofundar nas emoções para acabar com a ansiedade definitivamente. Para evitá-la, é preciso incluir pessoas, hobbies e atividades que lhe encham de sentimentos positivos. Além do mais, deve-se buscar o bem-estar emocional para maior qualidade de vida através de alegria, gratidão, vitalidade e esperança.
6. Faça psicoterapia
Se você sentir que a ansiedade te supera, deve buscar apoio profissional. Não se compare com outras pessoas e muito menos espere que as crises se tornem mais graves.
Um psicoterapeuta poderá ajudar a entender e expressar suas emoções ligadas a este distúrbio. Além do mais, as causas serão avaliadas e também como as crises se manifestam, bem como possíveis tratamentos médicos de acordo com a gravidade.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.