Saúde e Bem-estar

6 alimentos que ajudam a aumentar a serotonina, também conhecida como ‘hormônio da felicidade’

O abacate, por exemplo, é uma fonte de magnésio e piridoxina, compostos necessários para uma excelente produção de serotonina

Mulher feliz
Reprodução/Pexels (pexels.com)

A serotonina, também conhecida como o ‘hormônio da felicidade’, é um neurotransmissor, ou seja, a substância química que faz com que os neurônios passem sinais entre si.

ANÚNCIO

Embora muitas pessoas provavelmente não saibam, ela pode ser estimulada de diversas maneiras naturais, umas diferentes das outras, como por exemplo, praticando exercícios físicos ou tendo uma alimentação saudável.

Quando falamos de alimentos para aumentar a serotonina, existem inúmeros que podem ser incorporados na dieta do dia a dia. Sendo assim, que tal conhecer alguns destes alimentos? Confira 6 deles a seguir, de acordo com o portal Melhor Com Saúde:

Recomendados

1. Cúrcuma

A cúrcuma, conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, é um tempero que faz parte do grupo de ‘antidepressivos’ naturais. Seus nutrientes apoiam os processos que se encarregam de secretar os hormônios da felicidade, ou seja, tanto a serotonina quanto as endorfinas. Esta, por outro lado, bloqueia a ação da enzima monoamina oxidase, ligada aos desequilíbrios emocionais.

2. Atum

O atum é uma das variedades de peixe azul com mais benefícios para o bem-estar mental, por causa de sua interessante composição nutricional. Ele traz enormes quantidades de vitaminas do complexo B, importantes para regular a ação do sistema nervoso.

O atum possui também ácidos graxos ômega-3, conhecidos por sua capacidade de excluir os lipídios nocivos e diminuir a inflamação. Seus minerais essenciais melhoram a produção de serotonina e aumentam o nível de energia nos casos de depressão.

3. Levedura de cerveja

Este alimento se destaca por seu poder tranquilizante e energético, ideal para superar certos desequilíbrios ligados ao humor. É uma importante fonte de vitaminas do complexo B, necessárias para fortalecer o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, e estimula a produção de serotonina e endorfinas.

4. Abacate

O abacate possui importantes nutrientes essenciais que apoiam a produção dos hormônios da felicidade. É uma fonte de magnésio e piridoxina, compostos necessários para uma excelente produção de serotonina. Possui ácidos graxos poliinsaturados que aumentam o nível de energia e o rendimento mental e físico.

5. Sementes de girassol

As sementes de girassol possuem ácidos graxos essenciais e são leves em calorias. Além de seu poder de saciedade, estas propriedades dão as sementes um lugar importante como alimento saudável. Elas contém magnésio e zinco, minerais que apoiam o equilíbrio dos hormônios do bem-estar. Seus ácidos graxos saudáveis melhoram a saúde cardiovascular e interferem de maneira positiva no metabolismo.

6. Banana

Os açúcares naturais da banana ajudam no aumento do nível de energia, crescendo a sensação de vitalidade. Seu alto teor de triptofano, um aminoácido essencial, faz com que ela seja um dos alimentos mais indicados para uma produção correta de serotonina. Possui vitaminas do complexo B e antioxidantes que, quando assimilados, regulam os processos do sistema nervoso.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/03/06/os-7-tipos-de-alimentos-que-voce-deve-evitar-a-noite-para-nao-prejudicar-o-seu-sono/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/03/05/estes-3-habitos-mentalmente-saudaveis-vao-te-ajudar-a-viver-com-bem-estar/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias