A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma doença crônica caracterizada pelos altos níveis de pressão sanguínea nas artérias. Muitas pessoas ao redor do mundo estão acometidas a esta enfermidade e é preciso ter cuidado, pois, se não for tratada e acompanhada corretamente por um médico, pode ocasionar problemas graves de saúde.
ANÚNCIO
O tratamento para a pressão alta deve ser prescrito por um profissional adequado, já que, entre eles, está o uso regular de certos tipos de medicamentos. No entanto, alguns cuidados básicos que podem ser tomados é se atentar a alimentação, já que certos tipos de alimentos são proibidos para pessoas que sofrem desta doença.
Sendo assim, que tal descobrir alguns deles para cortar das refeições diárias o quanto antes? Confira 6 tipos a seguir, de acordo com o portal Melhor Com Saúde:
1. Alimentos ricos em sal
Se você é uma pessoa hipertensa, não coloque sal nas refeições ou reduza o seu consumo, já que o sódio é o seu pior inimigo. No máximo, pode-se ingerir 1000 mg de sódio por dia, o que equivaleria a 2 g de sal comum. Não se esqueça também de que o sódio está presente na composição de inúmeros alimentos.
2. Alimentos processados
É preciso evitar todos os alimentos processados, sejam embalados ou enlatados. Até aqueles que são indicados como pobres em sal podem continuar sendo uma fonte de sódio e conter outros sais como conservantes, tais como benzoato de sódio e glutamato monossódico.
3. Cafeína
Uma simples xícara de café pode aumentar a pressão sanguínea. Sendo assim, seu consumo diário pode colaborar para a hipertensão arterial. De fato, todas as bebidas que incluem cafeína podem causar um aumento da pressão sanguínea, sendo os chás com cafeína e os refrigerantes as mais comuns.
4. Laticínios
Os laticínios são um boa fonte de minerais como magnésio e cálcio, mas também são ricos em gordura saturada, que possui uma tendência a causar hipertensão arterial. Portanto, se você é amante dos laticínios, opte por consumir leite, iogurte e queijos com baixo teor ou 0% de gordura.
ANÚNCIO
5. Condimentos industrializados
Alimentos como mostarda, ketchup, molho inglês e caldo de galinha, por exemplo, possuem enormes quantidade de sódio, colocando-os no topo dos alimentos proibidos para pessoas com pressão alta. Vale lembrar que, não existe nada melhor do que usar especiarias e ervas naturais.
6. Gordura
As frituras são ricas em gordura, o que pode colaborar para o excesso de peso e a pressão alta. As gorduras saturadas, em especial as gorduras trans, são ruins para o coração e os vasos sanguíneos. Isto acontece porque o sistema circulatório já está sob um alto nível de estresse por causa da hipertensão arterial.
· · ·
Leia também:
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.